De acordo com especialistas o tratamento para a infecção no trato urinário denominada de cistite deve ser específico para cada tipo de agente infeccioso, que invadiu o organismo da pessoa causando a doença. As medicações utilizadas para combater a enfermidade são os antibióticos.
Por isso sua escolha pelo profissional que está acompanhando o paciente deve ser criteriosa e baseada no resultado do antibiograma, que é o exame que quantifica e analisa as respostas que os microorganismos dão aos antibióticos observados na urocultura. Outra forma de tratamento além medicamentos antibióticos é manter afastadas os fatores de risco que possam resultar em novas infecções através da prevenção.
Prevenção da Cistite
Para se prevenir a cistite e também os fatores de risco das infecções urinárias, alguns hábitos de comportamento devem ser adotados como: Procurar urinar com frequência, sendo o período ideal de três em três horas, beber muito líquido, evitar as doenças sexualmente transmissíveis fazendo sexo com segurança e urinar depois do ato sexual. Para as mulheres os especialistas também recomendam que sempre depois de defecar elas devem limpar-se da frente para trás, higienizar sempre a região perianal, evitar espermicidas, diafragmas além do uso indiscriminado de antibióticos.