Mulher e Estresse
Uma pesquisa dinamarquesa realizada sobre a associação entre o estresse e as complicações cardíacas em virtude do problema, constatou que o coração de mulheres com menos de cinquenta anos de idade é mais afetado do que os das que estão na faixa etária acima dessa idade.
A conclusão que os cientistas que participaram desse estudo chegaram após verificarem outros possíveis fatores de risco, como o diabetes e o vício do tabagismo, foi que as mulheres que trabalhavam e que descreveram que o trabalho desenvolvido causava forte impacto emocional, apresentaram uma chance maior que 30% de desenvolverem algum tipo de enfermidade.
Outra observação que foi constatada foi que em mulheres mais jovens , esse problema era muito acentuado, ou seja, o nível de estresse era maior que em mulheres mais maduras, devido à importância que elas davam ao trabalho executado e que no grupo das profissionais mais maduras, o fato de desempenhar bem as tarefas de trabalho não era tão importante assim. Uma orientação de especialistas para quem tem complicações no trabalho, as quais levam ao estresse é conversar com a chefia ou colegas para tentar minimizar o problema.
Salete Dias