Nascimento de Prematuros e Genética

Uma nova pesquisa científica identificou uma possível ligação entre o nascimento de crianças prematuras e um gene. Segundo os pesquisadores, essa descoberta vai resultar em novos tratamentos para um problema relativamente frequente em mulheres gestantes (uma em cada oito crianças nascem prematuras) e que leva, em alguns casos, riscos às mulheres grávidas e aos bebês. Vale ressaltar que antes dessa pesquisa, os cientistas ainda não tinham conhecimento de nenhum gene associado ao nascimento de prematuros.

Realização da Pesquisa

Nascimento de Prematuros e Genética

Nascimento de Prematuros e Genética

Os cientistas começaram o estudo científico através do pressuposto de que a linhagem genética nos seres humanos teve pouco tempo para conseguir se adaptar de maneira satisfatória ao processo natural de evolução, e esse fato pode ter uma influência significativa na dificuldade do nascimento do ser humano em virtude do aumento do tamanho do crânio, para que o cérebro possa caber nele, e um estreitamento na região pélvica da mulher, para facilitar a locomoção bípede.

A seleção natural fez com o período de gestação ficasse mais reduzido se comparado à outros primatas, pois um feto menor causaria, teoricamente, menos problemas na hora do parto, em virtude de uma proporção mais adequada entre a pélvis materna e a cabeça da criança, facilitando seu nascimento.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *