Principais Causas
De acordo com profissionais especializados em mastologia, o tumor na mama de mulheres mais jovens costuma ser mais agressivo que nas mulheres na fase da menopausa, por dois fatores basicamente: a abundância do hormônio feminino e a negligência com alguns sintomas apresentados. Os ginecologistas ressaltam a importância dessas mulheres fazerem um exame de rotina como parte de um ckeck-up, para promover a saúde das mamas.
Orientação do Ministério de Saúde
Normalmente, as mulheres são orientadas pelos profissionais da área de saúde para fazerem o exame de mamografia com uma frequência anual quando chegam a faixa etária de mais de cinquenta anos, porém, isso não quer dizer que elas não devam fazer esse exame tão importante para diagnosticar câncer de mama antes dessa idade.
Dados estatísticos realizados pelo Ministério de Saúde Brasileiro mostram que o tumor mamário já é a quinta causa mais frequente de óbito entre as mulheres brasileiras.
Pesquisa Realizadas
Um estudo brasileiro realizado sobre o câncer de mama em vinte e oito unidades de oncologia em todo o território do Brasil revelou que a faixa etária das mulheres brasileiras com neoplasia de mama é em torno de cinquenta e nove anos de idade.
Cerca de vinte e cinco por cento dos cânceres afetam as pacientes com idade inferior a cinquenta anos, que é um período em que o tumor é mais agressivo em virtude da presença no organismo feminino do estrógeno, que está em maior quantidade no corpo de mulheres mais jovens, já que com a menopausa, seu nível decresce.
Outras Causas da Agressividade do Câncer
De acordo com os especialistas em oncologia, além do hormônio estrógeno estar presente em abundância nas mulheres mais jovens, um outro fator que pode contribuir para a agressividade do câncer de mama nas jovens é a negligência com alguns sintomas que podem evidenciar o surgimento da doença.
Vale ressaltar que na opinião desses especialistas, esses sinais são negligenciados também pelos próprios ginecologistas, que acompanham essas pacientes mais jovens, o que resulta em uma busca tardia por tratamento, quando a doença já está em uma estágio mais avançado e com poucas chances de cura. De acordo com um levantamento estatístico, cerca de quinze por cento de mulheres com menos de quarenta e cinco anos são atendidas nas unidades de saúde Com câncer de mama.
Vale ressaltar que a prevenção ainda é a melhor maneira das mulheres em qualquer faixa etária lutar contra o câncer de mama, por isso, os exames periódicos nos seios constituem um fator de extrema importância para que uma vez diagnosticado as pacientes possam receber um tratamento adequado e alcançar a cura. As autoridades de saúde já fazem alguns programas no sentido de prevenir a doença. Porém, o primeiro passo cabe a própria mulher que deve priorizar sempre a preocupação em manter um organismo sempre saudável.
Salete Dias