Opinião de Especialistas
De acordo com alguns profissionais da área de saúde, os hábitos alimentares dos pais influenciam muito no comportamento da criança quando ela se torna adulta. Por exemplo, foi constado que os filhos de pais que tem obesidade apresentam maiores chances de também se tornarem pessoas obesas. Em contrapartida, os filhos de pessoas que se alimentam de forma saudável e praticam atividades físicas, tem a chance de terem filhos magros e com uma saúde melhor. O que ocorre na realidade é que os filhos costumam reproduzir o comportamento e os hábitos de seus pais.
Orientação de Pediatras
Segundo os profissionais especializados, até a idade de um ano, a criança come todos os alimentos, somente a partir dessa fase é que ela incia a seleção do que vai comer. Desse modo, nesse período os pais podem oferecer aos filhos alimentação que servirá de base para o modo como ele vai se alimentar durante sua fase adulta. Se forem ofertados alimentos saudáveis, com certeza eles crescerão com uma boa saúde.
Os especialistas em nutrição e nutrologia orientam aos pais que a dieta alimentar ideal é aquela rica em frutas, verduras e legumes até quando a criança completar três anos de idade, pois nessa fase, ela acostuma reproduzir o comportamento dos adultos. Os especialistas ressaltam a necessidade das crianças testarem o paladar dos alimentos, mas os pais devem ficar atentos para não deixar elas comerem somente o que gostam.
Sem Radicalismos
Os especialistas orientam que os pais devem manter o equilíbrio para que a dieta não seja estritamente composta de alimentos considerados saudáveis, às vezes as crianças pedem algum tipo de guloseima como chocolates, por exemplo, e os pais devem atendê-las dosando os alimentos indicados para manutenção de um estilo de vida saudável e aqueles que são feitos com muita gordura ou açúcar. Para os especialistas, permitir esses prazeres esporadicamente às crianças é uma maneira de não manter uma dieta tão radical assim. O importante é formar a consciência na criança de que todos os alimentos são permitidos, mas somente alguns podem ser considerados saudáveis.
Alimentação e Prática de Atividades
Porém, não somente uma alimentação equilibrada adotada como estilo de vida que é responsável pela manutenção de uma boa saúde. A prática de exercícios físicos também é fundamental para que a criança possa crescer de maneira saudável. No entanto, os especialistas alertam aos pais para evitarem os exageros, tanto na alimentação, quanto na prática de atividades físicas, pois se as crianças forem obrigadas desde cedo a alimentar-se somente com a comida que os pais acham saudável, ou se as obrigarem a fazer exercícios físicos se elas não gostarem, esse fato pode no futuro ser prejudicial às crianças e ter o efeito inverso, ou seja, ao crescerem, elas não fazem nada do seus pais lhe impuseram.
Salete Dias