Revisão de Estudos Científicos
Os pesquisadores fizeram uma revisão dos estudos científicos sobre as propriedades do gengibre com uma especiaria que auxiliaria no combate à sensação de náusea, comum no período de gestação da mulher.
Componentes Ativos do Gengibre
O gengibre é uma especiaria que, ao longo dos anos, foi conhecida por aliviar a sensação de enjôo nas pessoas. Na realidade, essa especiaria apresenta em sua composição ativa, o elemento 6-gingerol, cuja propriedade é causar um alívio aos músculos gastrointestinais das pessoas. Segundo uma pesquisa, as pílulas do gengibre ou a raiz dele poderiam amenizar a sensação incômoda de náusea e enjôo. Porém, em um estudo científico recente, os cientistas ao analisarem os dados sobre o gengibre com mais profundidade para tratar o enjôo no primeiro trimestre de gestação nas mulheres, não chegaram a nenhum resultado conclusivo.
Realização da Pesquisa
Os pesquisadores reuniram dos dados levantados de testes aleatórios que foram realizados com o gengibre, no ano de 2010 e outras medicamentos comumente utilizados em enjôos, sendo que o estudo se concentrou nas pessoas do sexo feminino nas vinte semanas iniciais do período de gestação, quando ocorre com muita frequência episódios de vômitos pela sensação de náusea.
Os pesquisadores concluíram que o gengibre parece ser útil somente em algumas situações, porém, de um modo geral, sua eficácia não demonstrou ser muito consistente, pois algumas mulheres que participaram do estudo relataram a sensação de azia e não foi encontrada pelos estudiosos nenhuma relação entre o consumo do gengibre e o combate à sensação de náusea. A pesquisa também analisou alguns aspectos sobre os suplementos da vitamina B6 e sua eficácia sobre os enjôos durante manhã, e a técnica da acupuntura e, segundo os pesquisadores, não foi encontrado nenhum benefício relevante para as mulheres gestantes.
Conclusão dos Pesquisadores
Os cientistas, de posse desses dados levantados, chegaram à conclusão de que todos esses tratamentos que foram estudados não demonstraram nenhuma evidência científica que pudesse associá-los ao alívio de enjôos matinais. No caso do gengibre, ele é uma especiaria que pode ser utilizada para tratar náusea, porém, em casos de enjôo matinal, sua eficácia carece de comprovação científica.
Vale ressaltar que as manifestações clínicas de náuseas, quando afetam o indivíduo, deve-se procurar imediatamente um acompanhamento médico, para que esse profissional possa diagnosticar com exatidão a causa do problema e realizar um tratamento adequado ao caso. As pesquisas científicas servem somente como uma referência para a população em geral e para a comunidade científica, mas não substituem em hipótese alguma uma consulta a um profissional da área médica, que tem condições de avaliar de uma maneira mais cuidadosa e criteriosa a doença que porventura possa estar afetando o indivíduo.
Salete Dias