Câncer de Colo de Útero
Segundo profissionais especializados em oncologia, vários são os fatores que podem aumentar nas mulheres o risco delas desenvolverem um tumor no colo do útero.
Entre as principais causas que poderiam ser evitadas, encontram-se o uso frequente de medicações contraceptivas e o vício do tabagismo.
Cigarro como Fator Desencadeante
De acordo com especialistas, o vício do tabaco é um dos fatores mais relevantes para o surgimento do câncer de colo de útero, pois segundo estudos científicos realizados, a pessoa que fuma apresenta uma probabilidade duas vezes maior de desenvolver esse tipo de tumor do que as que não fumam.
De acordo como os estudiosos, o poder de atuação do câncer aumenta gradativamente com o número de cigarros que a pessoa consome por dia e também com o tempo de uso do tabaco.
Atuação do Fumo no Sistema Imunológico
Os estudiosos da área informam que o tabaco causa a inibição de uma proteína conhecida como P53, que é responsável pelo funcionamento harmônico do sistema imunológico nos seres humanos. Se o indivíduo ficar com a imunidade baixa, o combate às enfermidades sofre um prejuízo e vários tipos de infecções, inclusive as do vírus HPV, podem se desenvolver com mais facilidade para um câncer no colo do útero.
Segundo trabalhos científicos realizados, o tabaco pode piorar a evolução do vírus HPV na medida em que retarda o tempo em que ele deve ser eliminado. Outro aspecto relevante é que o cigarro acumula moléculas na região cervical do corpo humano, fazendo com que o vírus possa permanecer armazenado nessa área, persistindo por um período de tempo maior.
Uso de Contraceptivos
Os pesquisadores da área fizeram um revisão de cerca de vinte e oito estudos científicos, e verificaram que as mulheres que utilizavam medicamentos anticoncepcionais na forma oral apresentavam maiores probabilidades de desenvolver o câncer do colo de útero do que aquelas que nunca haviam tomado pílulas anticoncepcionais. Esse fato seria possível pela resposta que o vírus dá aos componentes do hormônio estrógeno, que compõe a pílula contraceptiva, que com a redução do uso de preservativos nas relações sexuais, estaria sendo mais utilizada pelas mulheres que não desejam ter filhos.
Câncer de Colo de Útero no Organismo
De acordo com especialistas do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o tumor de colo do útero pode ser causado por uma alteração originada da infecção que o vírus HPV (Papilomavirus Humano) provoca nas mulheres. De acordo com dados estatísticos, esse tipo de câncer é o segundo mais frequente em pessoas do sexo feminino, e se não tratado, pode levar a morte. Para combater o vírus HPV atualmente já existe uma vacina, porém, ela só é usada para mulheres na faixa etária de vinte e seis anos, que são sexualmente ativas.
Salete Dias