O Profissional na Era da informação

Mudanças Rápidas

As grandes organizações empresariais nessa era de tecnologia investem cada vez mais em profissionais agéis, e que demostrem prontidão para provocar mudanças. Um profissional considerado completo dentro desse ambiente corporativo seria o que tem um conhecimento global de várias funções, com acesso rápido às informações pertinentes ao trabalho que desenvolve.

o profissional na era da informacao-1

Mudanças Rápidas

Muito mais do que conhecer todas as ferramentas da informática ou falar vários idiomas, o funcionário completo é aquele que, acima de tudo, tem um espírito empreendedor e o utiliza para melhorar sua produtividade dentro da empresa em que atua.

Especialistas em Várias Áreas

Os profissionais especializados em gestão de carreiras e os que atuam no setor de recursos humanos das empresas são unânimes em afirmar que as corporações cada vez mais procuram os especialistas em várias áreas, ou seja, aqueles funcionários que entendem de todos ou quase todos os assuntos.

o profissional na era da informacao-2

Especialistas em Várias Áreas

Essa demanda das modernas organizações empresariais faz com que seus funcionários vivenciem a era dos múltiplos conhecimentos desde a área de finanças, informática, administração e idiomas, até como se relacionar com os colegas de trabalho e como atuar em uma equipe profissional.

Porém, um dilema que os profissionais atuais vivem é: como conciliar tantos talentos para suprir as necessidades das instituições corporativas? Além disso, há a pressão da empresa para que a pessoa gere resultados cada vez mais lucrativos, o que pode acabar causando no profissional um estado emocional de constante tensão. Para muitos especialistas, a resposta é renovar sempre os conheciementos adquiridos através das trocas de informações e saber equilibrar a vida profissional com a vida em família.

Conhecimento como Base de Tudo

Alguns anos atrás, a pessoa que cursava uma universidade pegava seu diploma e com um pouco de sorte ou indicação de alguém, conseguia um emprego onde pudesse exercer todo o conhecimento que tinha aprendido durante o processo acadêmico.

Porém, com o passar dos anos e com a mudança no foco das grandes organizações empresariais, houve uma mudança significativa que fez com que um novo tipo de funcionário surgisse: um profissional arrojado, bem informado, que sabe como trabalhar em equipe e disposto a contribuir com seu conhecimento para o desenvolvimento econômico da corporação.

o profissional na era da informacao-3

Conhecimento como Base de Tudo

Segundo especialistas na área, não existe uma fórmula mágica para a pessoa conseguir se manter por muito tempo trabalhando em uma só empresa. O que existe são as fontes de conhecimento e a troca de informações que o profssional deve fazer regularmente com outros para que se mantenha sempre atualizado.

Portanto, para se adequar a esse novo mercado de trabalho com uma demanda tão específica, o profissional deve sempre manter-se atualizado através de um estudo eficaz e contínuo para que consiga reunir as várias aptidões que normalmente as modernas instituições corporativas costumam requerer de seus funcionários. Vale ressaltar que nem todos irão conseguir atingir esse nível exigido pelas empresas, mas os que conseguirem, terão sempre acesso a boas oportunidades nas instituições corporativas.
Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *