Tratamento Úlcera

Um paciente que desenvolve uma úlcera, em primeiro lugar, deve ter mais atenção com a alimentação. É recomendado fazer três refeições por dia, a quantidade deve ser normal, nem muito e nem pouca comida. Porém, alguns alimentos devem ser evitados, aqueles que provocam os sintomas.

Ulcera

Ulcera

Um doente com úlcera também deve evitar o cigarro, pois este torna a cicatrização da mesma, assim como de qualquer outra ferida mais difícil. Já o álcool não influencia na cicatrização, mas continua a fazer mal a mucosa do estômago. A bebida deve ser totalmente evitada.

A maioria dos remédios usados no tratamento da úlcera é para reduzir a produção do ácido pelo estômago. São os inibidores da bomba de prótons: pantoprazol, omeprazol e lansoprazol e mais, os bloqueadores H2: o cimetidina, a ranitidina e a famotidina, entre outros.

Ulcera Dores

Ulcera Dores

Os inibidores da bomba de prótons são usados em outros problemas de estômago e são muito eficazes para úlcera e os bloqueadores, que servem para cicatrização, apresentam resultados satisfatórios entre 8 a 12 semanas de uso, de acordo com a gravidade da úlcera.

Um ponto importante durante o tratamento da úlcera é a erradicação do “H. Pylori”, quando é presente no organismo do doente, que pode ser diagnosticado através de exames. Para combater a bactéria são usados antibióticos, desta forma é feita a erradicação total.

Além disso, são usados outros medicamentos, que são os chamados antiácidos, entre eles o bicarbonato de sódio, o hidróxido de alumínio e  o hidróxido de magnésio. Eles são usados somente para aliviar de forma rápida os sintomas da úlcera, enquanto outros são medicamentos que auxiliam na proteção da mucosa gástrica, são eles o bismuto coloidal e o sucralfato. Já os anti-inflamatórios devem ser evitados.

Dores

Dores

No tratamento de úlcera, a cirurgia também poderá ser indicada, porém, somente em alguns casos. São eles: quando surgem complicações da úlcera péptica, quando as tentativas de cicatrização da úlcera através de remédios não funciona ou quando as recidivas acontecem muitas vezes após o tratamento da úlcera e da infecção provocada pela bactéria.

Existem outras técnicas que podem ou não serem usadas, porque apresentam vantagens e desvantagens, algumas, até algum tipo de risco, por isso, deverão ser avaliadas pelos médicos.

Para começar, um paciente não deve insistir por uma cirurgia e mais, uma úlcera pode perfurar, isto é, a úlcera destrói completamente a parede do estômago, que poderá levar a uma infecção do abdômen e até mesmo a morte, quando não for adequadamente tratada.

Outro caso de complicação é quando acontece uma obstrução, isto é, se consegue cicatrizar a úlcera, porém de forma fibrosa, que acaba por obstruir a passagem dos alimentos pelo tudo digestivo.

E ainda, pode acontecer uma hemorragia, muito normal nos casos de úlcera, ela é identificada através do sangue nas fezes ou de vômitos de sangue.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *