As mulheres vivem em constante atrito com os cabelos, pois os fios quase nunca estão como elas desejam e é muito normal que seja assim. O nosso cabelo sofre com a ação do tempo, da poluição e dos produtos químicos que normalmente aplicamos nos cabelos.
A umidade do ar, o cloro da piscina e a ação do sol já seriam o suficientes para causar sérios danos nos cabelos e estamos falando de fios lisos ou crespos. Ambos sofrem, porém, o que normalmente aumenta os problemas nas madeixas são as bruscas mudanças, como passar de um cabelo liso para enrolado e vice versa e depois pintar, etc.
A primeira regra seria deixar o cabelo o mais natural possível, assumir os cachos, a cor e cuidar somente contra a ação inevitável, mas é quase impossível para uma mulher não dar uma mudada no visual de vez em quando. Neste caso, os cuidados devem ser redobrados.
Se os cachos te agradam, para deixar o cabelo bem bonito é legal sempre trabalhar para defini-los, usando cremes e hidratação e para que o volume seja perfeito, faça um corte ideal ao teu tipo de rosto.
Os cabelos oleosos podem parecer menos problemáticos, mas na verdade, merecem tanto cuidado quanto o cabelo seco, pois eles devem ser lavados todos os dias e condicionador, somente nas pontas. É preciso cuidar deles, sem fazer com que eles se ressequem.
O cabelo ressecado acaba sem brilho, principalmente quando se usa muito secador ou chapinha. Neste caso, existem produtos para dar brilho, além de banho de brilho no salão e hidratação em casa, com produtos como o abacate.
Quando o cabelo fica no limite e com aquele aspecto de palha, é hora de pegar pesado. O shampoo e o condicionador devem ser adequados, suaves e para cabelos ressecados, e pelo menos uma vez por semana você deverá usar uma máscara à base de aminoácidos, vitaminas e silicone. Já no salão, você deve recorrer a um tratamento intensivo de 15 em 15 dias. Durante este período, esqueça chapinha, secador e produtos químicos para alisar ou pintar.
As pontas duplas também são características de um cabelo mal cuidado e que precisa urgente de uma ajuda. Neste caso, somente a tesoura resolve o problema e é possível prevenir, usando reparadores à base de silicone.
Os cabelos secos acabam com fios quebradiços, é um resultado muito comum, causado pelas tintas, relaxamento e alisamento. Para começar, use somente pente largo para desembaraçá-los. Evite prender os fios e use creme e shampoo apropriados para reconstrução dos cabelos.
Quando o cabelo começa a cair incontrolavelmente, é melhor procurar um dermatologista e descobrir qual o problema, pois uma série de coisas podem causar a queda e só um profissional pode ajudar.
Não precisa gastar muito dinheiro para cuidar dos cabelos secos: faça massagens em casa com produtos naturais, lave o cabelo com cuidado, massageando o couro cabeludo e aplicando bem o condicionador nas pontas. Se for para a praia, procure proteger as madeixas com chapéu. Enfim, com pequenos cuidados é possível evitar que fique um cabelo tipo palha.