A infecção da bexiga, ou infecção urinária, é provocada por bactérias e é muito comum no ser humano, só perde para gripe de origem viral quando o assunto é contaminação.
A doença é caracterizada pela presença de bactérias na urina, que vão se multiplicando com o passar do tempo e só param quando o tratamento é iniciado. Elas podem atacar qualquer parte do aparelho urinário, da bexiga (que causa cistite) até atingir o rim (que causa pielonefrite). A infecção ataca mais as mulheres do que os homens, que na maioria estão na terceira idade.
O Que Causa a Infecção Urinária
A infecção acontece quando as bactérias aumentam em redor da uretra e logo começam a “subir”, entram na bexiga. Da bexiga elas podem continuar subindo até chegar ao rim. Elas também podem entrar por outras vias, no aparelho urinário, através do sangue e dos vasos linfáticos.
Vários fatores contribuem para o acesso das bactérias no trato urinário. São eles: obstrução urinária, doenças neurológicas, corpo estranho (como pedra nos rins). E ainda, outras doenças que baixam a imunidade do paciente, como AIDS e câncer.
A bactéria que mais provoca a infecção urinária fica localizada no intestino grosso, chamada “eschierichia coli”. Uma outra forma comum de contaminação é através de infecção hospitalar, que apresenta germes diferentes, chamados “pseudomonas aeruginosa”, muito resistentes ao uso do antibiótico.
Sintomas
Entre os sintomas estão: aumento das idas no banheiro, chamado polaciúria; dores na urina, chamada de disúria; falta de controle para urinar; febre (na prostatite) e aparecimento de sangue na urina, chamado hematúria.
Quando a infecção atinge os rins, os sintomas são: dores no lombar, febre, calafrios, vômitos, náuseas, mal estar em geral.
A urina ainda pode apresentar-se fétida, escura ou opaca.
Como é Feito o Diagnóstico
O exame físico pode dar os primeiros indícios da infecção urinária. Porém, para o diagnóstico definitivo é necessário a coleta de urina, para realizar a urocultura. Quando são contados os germes superiores a 100 mil bactérias por mililitro, é diagnosticada a infecção urinária. Ainda são realizados vários testes com antibióticos para encontrar o tratamento mais adequado ao caso de infecção.
Como é Feito o Tratamento
O paciente é tratado com muita ingestão de líquidos e muita atenção com a higiene pessoal, associados ao antibiótico receitado pelo médico.
A gravidade da infecção urinária determina o tipo de medicação adotada, e em casos mais graves é necessário a internação do paciente para receber o antibiótico via venosa.
Prevenção
A infecção urinária pode ser prevenida com a ingestão de bastante líquido, urinar antes de ir dormir e depois das relações sexuais, evitar duchas verticais e banhos de imersão, além da atenção a higiene pessoal.