Saiba o Que é Uma Lesão Medular e o Que Ela Pode Causar a Este Órgão
A lesão medular traumática pode acontecer quando ocorre um trauma no local das costas. Geralmente, vemos este tipo de lesão em acidentes de carro e moto, assim como em mergulhos e situações de queda e por tito. É um dos ferimentos mais graves que pode acontecer ao corpo humano por conta da quantidade de funções importantes que ele controla no coro.
O Que é a Medula Humana
A medula faz parte do sistema nervoso e é constituída de neurônios, que transmitem impulsos nervosos e tem função importantíssima dentro do funcionamento do organismo humano. Aqui você saberá as causas mais freqüentes de lesão medular, as manifestações clínicas e outras informações com nossas dicas.
Como já foi falado, a lesão medular traumática é muito freqüente, e as causas citadas são estudadas pela Epidemiologia, que trata dessa parte preventiva dos acometimentos que chegam ao hospital, em geral das doenças. 44% dos casos de lesão medular são por acidentes automobilísticos, por isso é ideal que a pessoa ande sempre com o cinto de segurança para evitar este tipo de acidente que causa complicações gravíssimas, inclusive chega ao óbito em muitos casos.
Problemas Com Uma Lesão Medular No Corpo
As lesões medular associadas a esporte são apenas 8% das ocorrências que são notificadas e nos últimos 10 anos foi feita uma pesquisa apontando que as armas de fogo tem grande participação nesta lista: 28,7% dos casos de lesão medular têm a ver com o tiro.
As manifestaçõs clínicas da lesão medular são a paralisia, perda do tato para pressão, temperatura, alteração do controle dos esfíncters do sistema urinário e digestivo e etc. Na fase aguda da lesão medular, encontramos flacidez dos membros paralisados, assim como retenção urinária e abolição dos reflexos dos tendões (a famosa batida no joelho, sem resultados positivos). A medula está intimamente associada as vértebras da coluna, e elas dão a sustentação e proteção necessários para que ela faça todas as suas funções, como de controle motor dos membros, produção de glóbulos vermelhos que carregarão oxigênio para as células e etc. Quando há lesão, muitas funções são prejudicadas e o problema geralmente é sério.
Associados a lesão medular, podem surgir úlceras por pressão que são comuns em pessoas debilitantes e que perderam a mobilidade, dinfunção urinária, fisfunção intestinal, direflexia autonômica que é uma complicação que ocorre por lesões acima da sexta vértebra torácica e até distúrbios de humor como a depressão e ansiedade.
Os especialistas fazem um tratamento dependendo da gravidade da lesão medular, e geralmente as lesões na parte cervical da coluna são as mais graves e a pessoa tem grandes chances de perder os movimentos dos membros.
Em 2011 fiz uma cirurgia da coluna cervical com a Equipe de uns dos melhores cirurgiões de coluna que tem aqui no Brasil. Ele frequentou o Programa do Jô Soares e o programa do Faustão apresentando uma cirurgia minimamente invasiva. Tive uma grande complicação na cirurgia devido ao tamanho da placa colocada na minha coluna, operei 02 vezes no mesmo dia, onde o médico tinha colocado há princípio uma placa de 7mm e na outra cirurgia a troca da placa por 5mm. Só sei que a minha qualidade de vida se foi. Hoje eu me encontro com uma lesão na medula altura c5-c6. Estou fadada a tomar remédios caríssimos para o resto da vida. Sem nenhum apoio da equipe médica que me operaram.