Não é incomum escutar falar sobre catarata, principalmente entre pessoas mais velhas. O nome catarata se refere a um problema que atinge os olhos e deve ser identificado e tratado por um especialista, um oftalmologista. A catarata atinge parte dos olhos ou totalmente, deixando-os opacos (do cristalino) e com isso, diminuindo a visão de quem apresenta o problema.
Fatores Que Levam Uma Pessoa a Ter Catarata
A catarata pode ser desencadeada por uma série de diferentes fatores, como um traumatismo, determinados medicamentos, diabete mellitus, uveítes e simplesmente pela idade avançada. A primeira sensação de uma pessoa que começa a desenvolver a catarata é de uma visão embaçada, que vai aumentando gradualmente e pode levar a completa cegueira.
Como Se Trata a Catarata
Uma pessoa com catarata não precisa perder a visão, pelo contrário, a cirurgia que revete a situação existe há muito tempo.
Os especialistas retiram o cristalino, através de uma de microfragmentação e aspiração de núcleo, esse processo, o mais moderno nos dias atuais é chamado de Facoemulsificação. Em seguida, é implatada um lente intra-ocular.
A evolução desse tipo de cirurgia, permite que muitos pacientes depois de passar por dela, saiam do hospital já enxergando, e em média, 1 mês depois, a visão volta a ser como era esperado.
As técnicas modernas fizeram com que as cirurgia para retirada da catarta, torna-se simples, com pequenas incisões de 2 a 3 milímetros é possível resolver o problema, evitando que o pacinte deve passar pela anestesia. Nomalmente, são usados os colírios, chamado de anestesia tópica.
Catarata nos animais
Infelizmente, nem mesmo os animais estão livres do problema, o cãozinho pode sim ter catarata e se não tratá-la perder a visão. No caso dos animais, os fatores que podem desencadear o problema são: inflamação no tecido intra-ocular, traumatismo, diabete, causas genéticas e também a idade avançada.
No caso dos animais, o fator idade é o principal responsável pela catarata. O problema é classificado normalmente, em relação ao fator, levando em consideração a idade do animal. Aqueles que sofrem com a catarata até 2 anos, se trata de um problema congênito (um problema da mãe) ou heriditário. Os animais que apresentam catarata nas idades entre 2 a 6 anos, chamada catarata juvenil, podem ter sido vítimas de traumas ou pode ter sido desencadeado por um problema de diabetogênicas. Depois dos 6 anos de idade para os cães e acima de 20 anos para os cavalos é um problema ligado a velhice.
As raças de cães mais atingidas pela catarata são: poodle, pastor alemão, cavalier, cocker spaniel, husky siberiano, afghan hound, golden retriever, beagle e pointer.
No caso dos animais, o tratamento, assim como nos homens, é a cirurgia e o sucesso é garantido em 90% das realizadas.
Catarata é uma das principais doenças que causa a cegueira nas pessoas. Mas para alívio e conhecimento da população, essa é uma doença que tem cura. Para que a catarata seja curada é necessário fazer cirurgia e colocação de lentes intraoculares especiais. A catarata é o processo de opacificação do cristalino que prejudicar a visão de um só olho como dos dois.
Os bebês recém nascidos também podem ter catarata, e as causas principais da doença nas crianças são a Rubéola e a toxoplasmose. Alguns pacientes tentam usar óculos para melhorar a visão e resistem para deixar de fazer a cirurgia.
Saiba que a catarata causa dificuldade de enxergar e até pode provocar a cegueira, mas os óculos não curam, podem até melhorar por um tempo, mas a catarata pode só aumentar a gravidade. Se você descobriu que esta com catarata, não tenha medo, pois a cirurgia é feita de forma segura e gratuitamente pelo sistema do SUS.