Sintomas Do Botulismo

Botulismo não é uma doença muito popular, em relação, ao conhecimento das pessoas, porém, existe e não é simples de ser curada, exigindo a internação do paciente.

 

Botulismo

Botulismo

O nome botulismo é derivado do bacilo (anaeróbico), que provoca a doença, o clostridium botulinum. Ele é encontrado nas fezes dos homens e dos animais, nos alimentos e no solo. O bacilo produz esporos resistentes.

 

A doença, botulismo, apresenta-se em mais de uma forma, podem ser alimentar, lactente e de feridas. Na maioria dos casos, a doença é provocada pela ingestão de alimentos que estavam contaminados com o bacilo, que não somente podem estar na comida preparada em casa, mas também nas em conserva, compradas no supermercado. Podemos destacar um exemplo dos dois casos, dois alimentos, que estão entre os principais contaminadores, em conserva, o palmito e preparados em casa, peixes e fruto do mar.

 

Botulismo Micro

Botulismo Micro

Falando do botulismo lactente, ele normalmente atinge o bebê, logo nos primeiros meses de vida. Uma vez que está dentro do organismo da criança, o bacilo libera toxinas no intestino, o resultado são problema gastrintestinais, mas se não cuidados a tempo, pode levar a morte súbita.

 

No caso do botulismo por feridas, a contaminação acontece normalmente, em pessoas com lesões e cirurgias não desinfectadas como deveriam ser e usuários de droga injetáveis.

 

Agora Que Você Conhece Um Pouco Mais Sobre a Doença, Veja Os Sintomas:

 

Os Sintomas Do Botulismo

 

O bacilo que provoca o botulismo, uma vez em contato com o corpo humano, passa um período de incubação, que varia entre poucas horas e 8 dias. O tempo da incubação varia de acordo com a toxina que libera o organismo de cada pessoa.

 

Sintomas Do Botulismo

Sintomas Do Botulismo

Uma vez instalado e agindo, o infectado começa a ter visão dupla e embaçada, passa a ter aversão à luz (fotofobia), queda na pálpebra, senti a boca seca, não consegue ir ao banheiro, problemas também para urinar e por fim tonturas.

 

O problema vai tornando-se mais grave e os sintomas também, porque o sistema nervoso é atingido e o doente não consegue engolir bem, tem problema para se locomover e falar.

 

Nos casos mais graves, o paciente infectado tem os músculos e o sistema respiratório paralisado e pode acabar morrendo.

 

Como é o Tratamento

 

Como dissemos no início da matéria o tratamento exige internação, somente no hospital os médicos podem controlar as eventuais complicações provocadas pela doença, principalmente aquelas ligadas ao sistema respiratório, que podem levar à morte.

 

A recuperação do paciente depende muito da reação do sistema imunológico do mesmo, que precisa ser forte e eliminar a toxina. Além disso, os médicos usam um soro chamado de antibotulínico, evitando que intoxicação chegue ao sistema nervoso através da circulação do sangue. Os antibióticos não são capazes de reverter o problema.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • FICO MUITO GRATO PELA AULA, FOI MUITO ENTEREÇANTE ESSE CONHECIMENTO POR EU TRABALHO NO RAMO

    CARLOS 1 de dezembro de 2013 0:38

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *