Atualmente, as doenças, ou melhor, a saúde mental da população parece não ter muita importância para as pessoas, pois muito se ouve falar em diabetes, hipertensão, mas e a saúde mental? Esta sempre fica de fora, e é por essas e outras que pessoas com doenças mentais são mal tratadas e não recebem o apoio que deveriam.Antigamente, pessoas que possuíam algum tipo de doença mental eram consideradas possuídas, ou dizia-se que estavam recebendo algum castigo de Deus, estas pessoas eram maltratadas e presas em lugares imundos e contaminados com o vírus da lepra, que na época era uma doença que estava espalhada, a falta de conhecimento das pessoas era tanta que algumas pessoas acreditavam que os doentes mentais deveriam ser queimados na fogueira.
Os anos foram se passando, os estudiosos cada vez mais tentando descobrir as causas, tratamentos e cura para estas doenças e até hoje não se sabe as causas das doenças mentais. É por isso que não se deve mais chamar de doença mental e sim de transtornos mentais, devido a sua causa ser desconhecida.Classificação dos Transtornos Mentais.Existem vários tipos de transtornos mentais, os mais conhecidos são as psicoses que estão incluídas as esquizofrenia e o transtorno bipolar que pode ser confundido com o transtorno de humor; As neuroses e as psicopatias, estas são as três doenças classificadas e dentro delas espalham-se outras mais específicas.
A neurose é padrão mental normal, mas pode se tornar patológica quando interfere na vida cotidiana de um individuo. Os sintomas são: ansiedade, depressão, irritabilidade. Geralmente ocorre devido a algum trauma sofrido e as neuroses são as fobias, os medos exacerbados de lugares fechados, multidões, etc.A psicose tem o termo popular de “loucura”, pois a pessoa com este transtorno apresenta perturbações graves de comportamento, desintegração da personalidade com grave desajuste do individuo no meio social. Nestes casos, a pessoa sai totalmente da realidade, têm delírios, ilusões e alucinações com a função mental totalmente alterada, com ideias absurdas, grosseiras e irreais. Além de apresentar momentos de euforia e depressão.A psicopatia é o distúrbio do caráter, a pessoa não rompe vínculo com a realidade, ou seja, ela sabe muito bem o que está fazendo, mas mesmo assim rompe com as regras sociais. Os psicopatas costumam ser dóceis a primeira vista, causam boa impressão e são “normais” para quem as conhece superficialmente, e isso sempre com o intuito de conseguir algo, algum proveito.
Estas pessoas costumam ser egocêntricas e indignas de confiança, possuem comportamentos irresponsáveis sem ter alguma razão, se divertem com o sofrimento alheio, são insensíveis e odeiam compromisso sério. Raramente aprendem com seus erros, acredita-se que a pessoa já nasce com este transtorno e que pode ser controlado se descoberto quando criança com o auxilio de psicólogos e psiquiatras.