Saúde Pública

A saúde publica é centrada na parte de prevenção e estatísticas de patologias da população. Para a saúde pública, a saúde não é ausência de doença, pois abrange muito mais do que isso. Abrange bem estar físico e mental, pois um corpo pode não estar doente, mas se  a parte mental não está bem, o corpo também não irá reagir de acordo.

Saúde Pública

Saúde Pública

Esta parte da saúde visa também toda a estatística das doenças mais comuns, das imunizações que são as vacinas, além de programas de diabetes e hipertensão que são doenças primárias às outras mais graves, como um infarto agudo do miocárdio, e o AVE, acidente vascular encefálico, que são  secundárias à hipertensão. Essas doenças lotam  hospitais e são a maior causa de morte no Brasil e no mundo.

Saúde Pública

Saúde Pública

O diabetes não controlado pode causar lesões em membros inferiores, como o famoso pé diabético que se não tratado pode levar à amputação, entre outros.Qual a importância da saúde publica? E por que foi criada?A saúde publica foi de grande importância para a população, pois ela geralmente está presente em muitos bairros, com os postinhos de saúde, PSF (Programa Saúde da Família) e  UBS (Unidade Básica de Saúde), e estão ali para servir a população com consultas médicas e consultas de enfermagem.A saúde publica visa muito a parte de orientação e melhora na qualidade de vida, por isso, nestes locais sempre ocorrem palestras com diversos temas como: tabagismo, gravidez precoce, diabetes, hipertensão, vacinação das crianças, adultos e idosos, higienização correta das mãos, entre outros.

Saúde Pública

Saúde Pública

A saúde publica foi criada com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população e diminuir a lotação em hospitais e prontos socorros, pois se uma pessoa controla sua hipertensão tomando os medicamentos corretamente e realizando uma dieta adequada e exercícios físicos, ela diminui as chances de ter um AVE e, com isso, diminui a lotação em hospitais. Além disso, os gastos também diminuem, pois uma internação em um hospital custa muito caro para o governo, já a parte preventiva sai muito mais em conta.Além disso, as super lotações que ocorrem nos prontos socorros diminuíram muito com os postos, pois muitas pessoas que precisam realizar curativos, tomar algum tipo de injeção, realizar uma aspiração traqueal, realizar um destro (exame rápido de glicemia), verificar uma pressão arterial, podem ir aos postos disponíveis da região. Consultas de pré-natal também são realizadas nos postos pelos médicos e enfermeiros.Com a saúde publica, a qualidade de vida da população brasileira já apresentou resultados satisfatórios, e o número de vagas em hospitais aumentou bastante, mas ainda há muito que ser feito para que a saúde no Brasil seja algo completo e para que todas as pessoas possam ser atendidas com dignidade e respeito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *