Doença Falciforme

A doença falciforme ocorre por causa de uma má formação da estrutura da hemoglobina, um dos componentes do sangue e cuja forma é arredondada. Quando ocorre a doença com este nome, a hemoglobina adquire uma forma de foice, daí o nome falciforme. Exatamente por causa desta forma deficiente ocorre uma falta de oxigênio na hemoglobina, acarretando muitos problemas.Esta doença é hereditária, ou seja, quem tem pai ou mãe que possui a doença tem grandes chances de ter também.

Doença Falciforme

Doença Falciforme

Ela é mais predominante na raça negra e a pessoa já nasce com ela, por isso a importância da realização do teste do pezinho no quinto dia após o nascimento, já que uma das doenças diagnosticadas neste teste é a anemia falciforme. Assim, quando seu diagnóstico é traçado logo no início, há um melhor tratamento dos sintomas indesejados que podem ocorrer.Sinais e Sintomas Podem ocorrer dores nas articulações, fadiga e cálculos biliares (pedra na vesícula), bem como pode haver oclusão de vasos por trombos, causando isquemia, dor e tosse, icterícia (por causa da bilirrubina), edemas em membros superiores e inferiores, problemas neurológicos, renais e pulmonares, anemia crônica (em decorrência da rápida destruição dos glóbulos vermelhos), crises dolorosas (com dores musculares e nas articulações), hematúria (obstrução e isquemia renal) e dor ao manter ereção do pênis.

Doença Falciforme

Doença Falciforme

Qual o tratamento? É o alívio dos sintomas, mas em países desenvolvidos já foram realizadas cirurgias de transplante da medula óssea. Transfusão sanguínea ocorre quando a doença encontra-se exacerbada, e neste caso a pessoa necessita de um cuidado médico e internação em um hospital. Em casa, o médico irá solicitar o uso de analgésicos para alívio de dores, que são muito comuns em pessoas portadoras desta doença, isso além de beber muito líquido. Caso a pessoa fique pálida de repente, apresente febre (que pode ser um sinal de infecção) ou crises álgicas (com dor), deve procurar imediatamente um hospital. Além destes cuidados, as pessoas com a doença falciforme devem sempre se consultar com um médico oftalmologista, devido às alterações oculares. Além disso, em alguns casos é necessário que realize fisioterapia respiratória.

Doença Falciforme

Doença Falciforme

Todas as pessoas portadoras da doença falciforme ou qualquer outra doença relacionada ao sangue devem ser cadastradas em programas ou em algum tipo de serviço de referência em hospitais e hemocentros, pois necessitam de acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, que consiste em médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos (se necessário). Para que haja um tratamento como um todo, a família com a doença falciforme necessita de informações a todo tempo, pois ela é rara e não é em todos os lugares que as pessoas têm o conhecimento para passar orientações no que se refere aos cuidados com estes pacientes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *