Segundo pesquisas, aproximadamente um terço das mortes ocorridas se devem a doença arterial coronariana, e quase todas as pessoas idosas sofrem algum tipo de distúrbio da circulação coronariana. Esta doença acomete as artérias coronárias que estão localizadas na superfície da massa muscular e que são as principais artérias. Algumas que estão penetradas na massa muscular que estão no coração.Nesta doença ocorre um enrijecimento e estreitamento da artéria, devido ao acúmulo de placas gordurosas que vão se aderindo as paredes internas dos vasos e assim dificultando a passagem do sangue por este local. Esta doença começou a surgir com a evolução industrial. Com a chegada de alimentos industrializados, a vida se tornou mais confortável e as pessoas mais sedentárias.
Como ocorre a dor na doença coronariana:Ocorre uma sensação dolorosa que não se conhece a causa. Admite-se que o músculo libere substancias ácidas (como o ácido lático) ou substâncias que são promotoras de dor como as histaminas e as cininas, que são removidas à medida que o fluxo, que está lento, vai passando pela área atingida.Se não for diagnostica e tratada, a doença coronariana pode tornar algo mais grave, levando o individuo à uma insuficiência cardíaca e até mesmo a ter um IAM (infarto agudo do miocárdio), pois quando a artéria entope totalmente com as placas de gordura, o fluxo sanguíneo não consegue passar pela artéria. Então, ocorre a falta de irrigação sanguínea e, consequentemente, de oxigênio, levando à morte do músculo cardíaco, podendo ocasionar a morte do indivíduo.
Fatores de risco da doença arterial coronariana:Um dos fatores de risco para adquirir esta doença é o estilo de vida sedentário. Pessoas que não praticam atividades físicas têm mais chances de desenvolver esta doença, já que não queimam as gorduras do corpo. Uma alimentação inadequada também leva à doença, assim como o o uso de alimentos industrializados, consumo excessivo de carnes gordurosas, presuntos, frituras.O fumo também é um grande vilão, pois auxilia a destruição da artéria e ajuda as placas de gordura aderirem mais facilmente às paredes. A idade também ajuda os vasos a envelhecem e ficarem mais frágeis.
A doença é mais comum em homens, já que as mulheres possuem um hormônio (estrógeno) que protege as artérias e vasos, obesidade e hereditariedade.Como prevenir esta doença?Para prevenir a doença coronariana, é importante:
- Ter uma alimentação saudável, livre de gorduras e açúcares;
- Manter o peso;
- Sempre realizar exames de rotina;
- Manter os níveis glicêmicos dentro dos padrões;
- Realizar atividades físicas regularmente;
- Parar de fumar (Se não conseguir, procure um programa de tabagismo da cidade, o programa oferece dicas e tratamentos gratuitos);
- Evitar o uso de bebidas alcoólicas;
- Manter controle da pressão arterial tomando todos os medicamentos corretamente;
- Evitar comidas com alto teor de sódio.