As doenças neurodegenerativas são aquelas que causam uma destruição irreversível dos neurônios.
Elas progridem de forma gradativa, podendo levar o paciente a perder completamente as capacidades cognitivas, as funções motoras e fisiológicas.Existem diversas causas e tipos de doenças neurodegenrativas, assim como doenças que, apesar de não terem a neurodegeneração como uma de suas principais características, podem afetar o sistema nervoso central, degenerando-o; como algumas espécies de câncer cerebral, dependendo de sua localização.
Entre as doenças que causam neurodegeneração as mais conhecidas são o Mal de Alzheimer e o Mal de Parkinson. Outras causas são a Doença de Huntigton, a Degeneração Espinocerebelar, a Esclerose Lateral Aminotrófica, a Amnésia, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo, e a Depressão Nervosa.
As doenças que causam neurodegeneração são tratadas por neurologistas e neurocirurgiões; muitas vezes com o acompanhamento de um psicólogo e/ou psiquiatra. Não há forma de reverter os danos causados pela degeneração dos neurônios, mas os efeitos podem ser retardados ou inibidos através do uso de medicamentos e de um programa de fisioterapia neurofuncional.