É um mal que ocorre em pessoas portadores de Diabetes e que causa lesões nas áreas nervosas do organismo, causando também dormência e dor nas mãos e nos pés, podendo também afetar alguns órgãos internos como o estômago, bexiga, coração e órgãos sexuais causando então indigestão, constipação, infecções urinárias e até impotência.
Como afeta o organismo de diferentes maneiras, em alguns casos mais raros podem causar perda de peso e histórico de depressão. Enquanto estudos estão sendo promovidos para tratamentos para a neuropatia diabética, vamos abordar os tratamentos hoje mais eficazes.
Prevenção
Segundo estudos promovidos durante 10 anos em mais de 1400 pacientes, chegou-se à conclusão que os pacientes que mantém os níveis de glicose mais próximos do normal obtiveram um avanço menor das doenças relacionadas aos nervos ocasionados pelo diabetes.
Os voluntários que se submeteram ao teste foram divididos em dois grupos, onde um deles ficaria submetido a um tratamento normal de diabetes e o outro grupo foi exposto a um super tratamento de controle das taxas de glicose, sendo submetidas à várias aplicações diárias de insulina, às vezes até mesmo com a utilização de uma bomba injetora e monitorando a glicose em até quatro vezes por dia, tentando assim desempenhar o melhor nível de taxas glicêmicas.
Depois de 5 anos da pesquisa e tratamento concluídos, os mesmos voluntários foram chamados à uma bateria de exames, que mostrou que o grupo que se super tratou quando da época do estudo apresentou uma taxa 60% menor de danos ocasionados aos nervos em relação ao grupo que fez o tratamento normal.
A neuropatia é uma doença que se desenvolve no organismo principalmente após 10 anos de diagnóstico do diabetes e a chance dela se estender provocando mais estragos no sistema nervoso aumenta conforme o tempo de convivência com a doença aumenta.
Causas
Como é de praxe e já vimos em outros artigos sobre diabetes, os médicos não sabem exatamente qual a causa da neuropatia diabética, apenas que está associada ao aumento da glicose no sangue ou que esse quadro ative alguma reação química no organismo que deteriora o sistema nervoso.
A principal explicação dos cientistas hoje é de que a glicose alta afeta os vasos sanguíneos que levam oxigênio e sangue aos nervos, o quer pode prejudicar severamente a capacidade do nervo atingido em transmitir sinais ao corpo.
Sintomas
Geralmente o primeiro sinal da Neuropatia é quando aparecem os formigamentos e adormecimentos locais. Em alguns casos mais leves, o paciente sequer desconfia que tem neuropatia, e quando os sinais aparecem, o quadro está desenvolvido há muito tempo.
Tratamento
Como se trata de um mal proveniente da diabetes, a neuropatia se baseia de que o paciente faça um controle de sua glicemia, um bom controle metabólico, nos casos que envolvam dor, o profissional responsável deve ministrar ao paciente medicamentos que combatam a dor local.