Uma grande quantidade de médicos e profissionais da saúde sustentam as informações sobre os benefícios da cebola no vinagre. Dentre seus benefícios há desde o auxílio no controle da pressão arterial elevada, bem como do nível de glicose no sangue, além de indícios de que ela melhore as taxas de colesterol e das demais frações de lipídios no sangue. Sendo assim, ela auxilia na melhora do tratamento de hipertensos, diabéticos, dislipidêmicos e, portanto, sendo um meio de prevenir a aterosclerose, que é a doença em que ocorre a formação das chamadas placas de ateroma, que são as placas de gordura ao longo das artérias e que causam infarto, quando essas placas obliteram as artérias por inteiro.
Além dessa proteção e do auxílio no tratamento das doenças citadas anteriormente, a cebola no vinagre ainda possui diversas outras utilidades, trazendo benefícios às pessoas que a utilizam. O consumo periódico da cebola no vinagre também diminui zumbidos no ouvido, além de auxiliar no tratamento da osteoporose, que é uma doença em que ocorre excesso de reabsorção óssea, fazendo com que eles fiquem mais frágeis e suscetíveis a fraturas, atingindo principalmente mulheres que se encontram em fase de pós menopausa. No sistema osteoarticular, há também indícios de que a cebola no vinagre contribua para a proteção das articulações, principalmente a articulação do joelho, quando essas sofrem de doenças degenerativas.
Um médico que defende em muito o uso da cebola no vinagre é o Dr. Hiroshi Shuto, um japonês proveniente da cidade de Koshigaya. Segundo o Dr. Shuto, a cebola apresenta grandes quantidades de allium e sulfureto de alilo, que são substâncias auxiliadoras do sistema imunológico e também são as responsáveis pela proteção cardiovascular citada anteriormente. Outra substância importante que a cebola apresenta é a quercetina, um antioxidante pertencente à classe dos flavonoides, que é o principal contribuinte para a redução dos níveis pressóricos das artérias, auxiliando, portanto, no controle da hipertensão. O outro benefício da cebola no vinagre é o que amplia em muito o seu uso, que é a ação anti-inflamatória. Nesse quesito, o uso contribui no tratamento do câncer, quando associado ao tratamento médico convencional, e no tratamento de doenças autoimunes.
Para esses benefícios, a cebola deve ser consumida como alimento, podendo ser colocada na salada ou no meio da comida mesmo. deve ser ressaltado o fato de que o caldo com o vinagre é muito importante de ser consumido, pois é nele em que há a maior concentração das substâncias benéficas citadas anteriormente.
Com relação aos benefícios cosméticos que a cebola no vinagre traz estão inclusos, unhas, cabelos e até mesmo a pele. Com relação à pele, que é o que engloba o título desse texto, a cebola no vinagre contribui para diversas melhorias. Dentre elas estão o afinamento da pele, que fica com um aspecto mais liso, além de reduzir o aspecto de secura, quando a pele tende a ser seca e, ademais, contribui para o tratamento da acne, que é um dos inimigos principalmente da população jovem. Nesse, o vinagre ideal seria o vinagre de maçã, uma vez que o eu pH ajuda a equilibrar o pH da nossa pele, além de ser um adstringente natural, o que faz com que ele seja um excelente produto destinado à limpeza facial, oferecendo brilho e rejuvenescimento também.
Para a redução das manchas na pele, principalmente com relação às manchas que aparecem no rosto devido à exposição ao sol, a solução produzida pela cebola no vinagre de maçã funciona como uma verdadeira mágica. Essa antiga receita de vós e bisavós promete reduzir em muito as manchas de pele, não só de sol, mas também as manchas que ocorrem em decorrência do envelhecimento desse órgão. A proporção é de uma cebola média e com ela deverá ser feito uma espécie de suco, que pode ser obtido ao bater a cebola crua no liquidificador. Esse suco, em seguida, deve ser misturado muito bem com aproximadamente meio copo de vinagre de maçã.
A aplicação deve ser realizada na pele com o auxílio de um algodão embebido na solução. É importante lembrar o fato de que a solução deve ser aplicada somente nas regiões onde estão as manchas. Em seguida, deve ser esperado um período de apenas vinte minutos, em que não deve expor a região tratada ao sol. Após essa espera, o rosto pode ser lavado com sabonete neutro e enxaguado em água corrente com abundância. Em quinze dias da realização desse procedimento diariamente, já conseguem ser notadas as diferenças com considerável atenuação das manchas. Nesse tratamento, o efeito indesejado para alguns é o odor que a pele fica por um tempo, após o enxague da aplicação da solução. No mais, podemos concluir que é plenamente possível realizar o tratamento caseiro com eficiência e com um custo exacerbadamente menor que o que seria gasto no caso de utilizar produtos cosméticos prontos.
Para quaisquer utilidades, a cebola no vinagre ou então a solução feita com a mistura do suco da cebola com o vinagre pode ser armazenado na geladeira por no máximo 10 dias. É válido lembrar também que para o consumo da cebola, é necessário esperar 5 dias para a reação das substâncias, período que não é necessário aguardar no caso de aplicação da mistura citada acima diretamente na pele.
É muito importante ressaltar que nenhum uso da cebola no vinagre, principalmente com relação às doenças crônicas citadas, exclui a necessidade de fazer o tratamento médico convencional. Sendo assim, converse sempre com seu médico sobre o uso de produtos naturais que podem ou não auxiliar o seu caso. Vale sempre lembrar que cada caso é um caso e deve ser analisado individualmente, se preferência, por um especialista.