A articulação esternoclavicular faz parte do conjunto de articulações do ombro, junto da articulação Acromioclavicular e a articulação Glenoumeral. Alguns estudiosos consideram uma quarta articulação, a articulação costo-escapular, que está entre as costelas e a escápula, outros não a incluem no conjunto de articulações do ombro.
Articulação Esternoclavicular a que conecta o membro superior ao esqueleto axial, essa articulação possui os movimentos de elevação, depressão, protração, retração e rotação ela possui seis estruturas articulares, são elas:
Cápsula Articular
Essa cápsula circunda a articulação, e pode variar de espessura e resistência, ela é formada por duas camadas, a membrana fibrosa (parte externa da cápsula) e a membrana sinovial (parte interna da cápsula). A membrana fribosa é mais resistente e em alguns pontos é mais reforçada por feixes que aumentam sua resistência. Já a membrana sinovial é composta por fibras nervosas e vários vasos sanguíneos, nela é produzido o liquido sinovial, que é viscoso, lubrificante, deslizante e nutritivo, ela concede a viscosidade necessária para a lubrificação da articulação.
Ligamento esternoclavicular anterior
Esse ligamento é composto por um amplo feixe de fibras e ele cobre a face anterior da articulação. Ele tem função de suportar a articulação.
Ligamento esternoclavicular posterior
É um conjunto de feixe de fibras que recobre a parte posterior da articulação. Juntamente com o esternoclavicular anterior também tem função de suportar a articulação.
Ligamento Interclavicular
Esse é um feixe achatado que liga as partes superiores das extremidades da externas da clavícula, pode variar de tamanho dependendo do individuo. Esse ligamento tem função de limitar a elevação da articulação.
Ligamento costoclavicular
É um ligamento pequeno e achatado porem bastante resistente, está na parte superior e na parte medial da cartilagem da primeira costela e na face inferior da clavícula. Esse ligamento tem a função de limitar o abaixamento excessivo da articulação.
Disco articular
É um disco achatado que está interposto entre as superfícies articulares do esterno e clavícula. Ele separa o esterno da clavícula, aumentando assim a estabilidade,
Essa articulação é do tipo selar, com três graus de liberdade, a cápsula é mais espessa anteriormente do que posteriormente. A elevação da articulação esternoclavicular é de aproximadamente cinquenta e cinco graus, a maior parte da movimentação dessa ocorre quando se movimenta o braço em noventa graus, ela tem uma depressão de aproximadamente cinco graus. Ela se localiza no sentido médio da clavícula. Ela é concava, tendo a concavidade voltada para a direção anterior para posterior, e sua parte convexa na direção superior para inferior. Foi estudado e constatado que a parte concava movimenta-se no sentindo do movimento que está sendo feito e a parte convexa no sentido contrário. Quando o movimento da clavícula é a elevação, a articulação então mexe-se no sentido inferior. Quando o movimento da clavícula é depressão, a articulação então se mexe no sentido superior. Quando o movimento que se da é protração, o deslizamento da articulação é anterior. Quando é feito movimento de retração, o deslizamento da articulação será posterior. Quando é feito o movimento fisiológico na clavícula de rotação, ocorre um deslizamento da articulação em espiral.