Os perigos de queimaduras do sol vão muito mais além do que a estética, e os efeitos cumulativos começam bem cedo ainda na infância. As pessoas devem se proteger agora e prevenir várias complicações de saúde, bem como o envelhecimento precoce.
Definição de Queimaduras Solares
A queimadura solar é uma queimadura literal da pele. No entanto, em oposição a uma queimadura de contato térmico, provoca danos na pele antes que uma vermelhidão significativa apareça. Como os banhistas costumam sentir pouca ou nenhuma dor durante os estágios iniciais de queimaduras solares, muitos deles expõem em excesso sua pele, sem se dar conta do perigo envolvido.
A verdadeira causa de queimaduras solares é a exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV), enquanto que uma menor quantidade de raios UV é que produz um bronzeamento solar. Os tipos de raios UV são os responsáveis pelas queimaduras solares UVA e UVB (raios de ondas curtas e longas).
O raio UVB é mais preocupante quando se trata de sol, pois está relacionado com o câncer de pele e, dependendo da sua localização, esses raios tendem a serem muito mais fortes do meio-dia e algumas horas antes e depois. As cabines de bronzeamento artificial também produzem os raios UVA e UVB.
Proteção Natural
Um pigmento conhecido como melanina protege a pele contra os perigos de queimaduras solares. A queimadura real ocorre quando a exposição UV ultrapassa as defesas naturais do corpo. A melanina pode proteger uma pessoa de pele clara por somente 15 minutos, ao passo que as pessoas de pele mais escura, muitas vezes são mais bem protegidas por longos períodos, mesmo horas.
No entanto, a pele escura não é um passe livre dos perigos de queimaduras solares, especialmente nos que se acumulam ao longo do tempo. Especialistas em dermatologia recomendam que todas as pessoas se protejam da exposição UV. Não é preciso ser uma queimadura perceptível para causar ou agravar determinadas condições de pele, tais como rosácea e acne, em alguns indivíduos.
Os Muitos Perigos de Queimaduras Solares
Os perigos de queimaduras solares existem e variam tanto de curto em longo prazo sendo por vezes leve, outras vezes com risco de vida. Segundo especialistas, estes perigos incluem:
- – Prematuro e acelerado envelhecimento da pele: manchas senis, rugas;
- -Agravamento de doenças de pele existentes ou subjacente: eczema, rosácea, psoríase;
- – Desidratação;
- -Fotossensibilidade;
- -Queimaduras de segundo grau;
- -Infecção secundária;
- -Choque (tais como perda maciça de fluidos);
- – Morte.
As Complicações em Longo Prazo Podem Incluem:
- -Tumores pré-cancerosos;
- -Câncer de pele.
Estudos científicos adicionais mostraram uma conexão dos raios UV para:
Cataratas, queimaduras na córnea, degeneração macular e outros distúrbios oculares, que podem trazer sérios danos ao globo ocular das pessoas que se expuseram em excesso aos perigos dos raios do sol.
Fotossensibilidade e Fotoreações
Outro perigo potencial da exposição aos raios UV é um problema de saúde conhecido como transtorno de fotossensibilidade, que normalmente é tanto uma hipersensibilidade ou uma reação alérgica aos raios do sol. Os medicamentos, tomados por via oral ou colocados sobre a pele, é um dos fatores desencadeantes mais conhecidos.
Alguns componentes de fármacos são mais propensos a causar uma reação do que os outros, mas nem todos terão esse problema. Vale ressaltar que estes medicamentos só podem ser ingeridos pelos seres humanos, através de uma prescrição médica e posterior acompanhamento do profissional de saúde.
Por outro lado, se a pessoa encontrar um aviso de fotossensibilidade em sua medicação ou receber uma do seu médico, é muito importante seguir os conselhos profissionais, pois uma reação pode ocorrer dentro de minutos. Algumas são menores, enquanto outros são mais graves, causando muito desconforto e problemas de saúde, às vezes graves nas pessoas que sofreram queimaduras do sol.
A pessoa deve verificar com o médico ou farmacêutico quaisquer potenciais para reações fotossensíveis nos medicamentos utilizados.Se ela desenvolver uma queimadura solar incomum em um curto espaço de tempo, a medicação pode ser o fator desencadeante e seria útil investigar.Erupções da pele após a exposição ao sol pode indicar uma reação fotossensível.
Outras causas de fotossensibilidade incluem produtos químicos aplicados diretamente sobre a pele. Estes ingredientes podem ser encontrados em quase todos os produtos, desde desodorantes e loções para o corpo, até os agentes utilizados para a aplicação de tatuagem.
Proteção Contra os Danos Solares
A maioria da exposição ao sol ocorre na infância dos indivíduos, por isso, é muito importante iniciar a proteção UV cedo na vida. De acordo com especialistas, apenas uma queimadura com bolhas pode dobrar as chances de a pessoa vir a desenvolver câncer de pele na vida adulta.
Além disso, enquanto proteção, o filtro solar é útil na prevenção de muitos perigos de queimaduras solares, mas esses produtos podem ser ineficazes contra reações fotossensíveis.
Se a pessoa optar por desenvolver um bronzeado, deve usar produtos com FPS 15 ou superior. Um maior nível de proteção é recomendado para crianças, bem como a área facial e outros locais expostos à radiação UV durante todo o ano.
Tratamento Médico e Caseiro Para Queimaduras Solares
Uma variedade de remédios caseiros existe para um alívio temporário das queimaduras solares. As queimaduras mais graves tais como aquelas que apresentam bolhas e inchaço (edema), devem ser acompanhadas pelo médico para avaliação.
Tratamentos com medicamentos incluindo os anti-inflamatórios podem ser recomendados. As queimaduras solares acompanhadas de tontura, febre, bolhas graves e outros sintomas médicos são considerados graves e requerem atenção médica.
Infelizmente, para a maioria das pessoas com queimaduras do sol, o alívio só virá com o tempo, quando curar a queimadura solar. Os agentes tópicos, como cremes para queimaduras, por exemplo, podem oferecer alívio temporário e outras medidas podem ser tomadas para minimizar o agravamento da dor.
Considerações Finais
A exposição excessiva aos raios solares pode ser muito perigosa para a saúde dos seres humanos. Principalmente no verão, as pessoas devem se proteger contra os raios UVA e UVB que podem trazer sérios danos aos indivíduos, inclusive provocando até um câncer de pele.
Por isso, todos devem ficar atentos às recomendações das autoridades para prevenir esses riscos, e aproveitar ao máximo o calor e a beleza dos dias ensolarados.
Salete Dias