Como se Livrar da Prisão de Ventre

A prisão de ventre é um dos males que mais incomoda as pessoas, talvez pela vida corrida de hoje, seguida de uma alimentação irregular, calórica e muito pobre em fibras e alimentos naturais.

 

Prisão de Ventre

Prisão de Ventre

E para que saiba se sofres ou não desse mal, não basta achar que ir regularmente ao banheiro está bom, pois se você vai, mas sente dificuldades, sinal de que as coisas não andam tão bem assim. Então, é hora de regular o funcionamento do intestino de maneira saudável e eficiente.

Combinação de Fatores Que Ajudam no Bom Funcionamento do Intestino

Uma dieta feita à base de com alimentos crus, que são ricos em fibras é a ferramenta imprescindível para se tratar e ainda evitar a prisão de ventre, também conhecida como constipação intestinal. Além da alimentação errada há diversos outros indicadores que podem auxiliar a combater este mal e outros capazes de prejudicar o funcionamento do mesmo, não necessariamente ligados à alimentação.

A prisão de ventre caracteriza-se especialmente pelo processo de diminuição da frequência de evacuações diárias ou ausência delas em muitos casos, principalmente pelas fezes endurecidas que se apresentam através de sua difícil e complicada eliminação ou aparece em pequenos volumes. Normalmente, há todos esses fatores presentes na prisão de ventre e não apenas um.

A demora em procurar um médico especialista, no caso, um gastroenterologista para tratar a doença pode aumentar o quadro de complicações, e dentre os mais perigosos está o câncer de cólon e intestino.

As regras do número adequado de evacuações semanais ou diárias dependem de pessoa para pessoa, já que algumas evacuam apenas três vezes na semana, mas não sentem qualquer desconforto por isso, estando tudo normal. Outras, ao contrário, têm sua ida ao banheiro em todos os dias, porém, têm maior dificuldade para evacuar, fato que deixa claro um quadro de constipação intestinal. De qualquer modo, uma pessoa que tenha suas idas ao banheiro diminuídas pode ser uma séria candidata a sofrer de constipação intestinal em bem pouco tempo.

Como já dissemos, não é somente uma alimentação ruim e pobre em fibras que pode levar o individuo a sofrer de prisão de ventre. Outros fatores como o dia a dia agitado, uso muitas vezes desnecessário de laxantes, falta de atenção na hora de usar os músculos corretos que devem estar envolvidos no processo de evacuação, e ainda fatores neurológicos e psicológicos.

Quando a pessoa sente vontade de evacuar, que ocorre através de um estímulo retal, ele deve atender prontamente a esta necessidade, ou logo quando puder. No entanto, é muito comum que essa vontade seja segura até que passe. Com isso, o hábito natural da evacuação acaba sendo inibido e o reflexo passa ser diminuído, sendo que disso virão as dificuldades em eliminar as fezes.

Esta pode ser uma das explicações por haver um maior número de mulheres com constipação intestinal, que de homens. Elas parecem ser mais comedidas quando se trata de usar qualquer banheiro, ainda mais para evacuar, por isso, esperam muito tempo e o local exato para o fazerem, quase sempre em casa.

A postura na hora de evacuar também é fator determinante para que o termine com sucesso, pois a posição natural para isso é de cócoras e, para chegar à posição é preciso que o indivíduo curve seu o tronco levemente sobre as pernas quando está sentado no vaso sanitário. Nas crianças, é muito comum um quadro diferenciado para a prisão de ventre, que acaba desencadeando a encoprese ou grande acumulo de fezes.

De acordo com a medicina, o ato de dormir, comer e evacuar de forma livre e correta são os três tipos de gratificações que uma criança ou um bebê podem dar aos pais. Já que quando essas três coisas vão bem é sinal de que a saúde da criança está perfeita. Por isso, todos os três fatores são de vital importância para a pessoa.

A prisão de ventre também pode ocasionar a diverticulite. Um tipo de inflamação, em forma de bolsa, ocorrida nas paredes intestinais, os divertículos. Em muitos casos ela acontece em consequência do mau-funcionamento do intestino. Em casos mais severos da doença é necessária uma intervenção cirúrgica.

Fibras e Líquidos São a Combinação Ideal Para Espantar a Prisão de Ventre.

É praticamente impossível ter uma alimentação desregrada e pobre em fibras e estar em dias com as funções intestinais, já que quase uma sempre, uma coisa depende da outra. Outro fator que favorece na boa evacuação é a alta ingestão de líquidos, especialmente a água, pois consegue fazer com as fibras cheguem mais rápido ao intestino.

As fibras que nos levam a uma vida mais saudável estão presentes em alimentos como:

  • – grãos integrais
  • – feijão
  • – lentilha
  • – frutas com bagaço
  • – ameixa-preta
  • – mamão e outras.

Dicas Especiais

O café da manhã é a hora mais correta de começar a se cuidar e ao mesmo tempo manter uma alimentação saudável:

  • -Mantenha sempre uma dieta balanceada, comendo alimentos ricos em fibras e que ajudem no bom funcionamento do intestino.
  • -Tome todos os dias no mínimo oito copos de água que podem ser intercalados com suco.
  • -Se você tem problemas com o tempo e, por isso, não consegue ter uma alimentação saudável, dê preferência a lanches feitos com pão integral e ingredientes naturais como alface, tomate, peito de peru e queijo branco.
  • -Quem vive na correria constantemente, pode se alimentar melhor no café da manhã, e ao longo do dia com frutas, cereais e barrinhas energéticas a base de fibras.
  • -Procure regular o horário de seu intestino, quando estiver em casa principalmente, vá ao banheiro mesmo sem vontade, por um período de dez a quinze minutos. Dessa forma seu organismo se habituará a isso e funcionário como um relógio. Se não funcionar, tente sempre tomar um copo d’água em jejum, o corpo trabalha melhor quando bem hidratado.
  • -Evite ficar protelando o ato da evacuação, quando sentir vontade de ir ao banheiro vá! Dessa forma você não terá seu reflexo retal diminuído e tudo ficará muito bem.
  • – Não deixe de praticar exercícios físicos regulares, eles ajudam no bom funcionamento do intestino, especialmente se você passar grande parte do dia sentado.
  • – Se os problemas na hora da evacuação persistirem, procure logo um médico que investigará o caso e tomará as providências mais corretas para que o problema seja sanado.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *