Dicas Essenciais Para se Proteger do Câncer

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre o Câncer e o quanto esta doença causa mortes de milhares de pessoas todos os anos e em todo o mundo. Apesar de não se ter certeza ao certo de como ele começa e porque, alguns bons hábitos devem ser conservados para que ele não venha a afetar o organismo.

Viva Saudavelmente

Viva Saudavelmente

Mas apesar do temos que temos diante da doença, será que sabemos o que é o câncer.

O Que É O Câncer ?

Câncer é a designação dada a um apanhado de mais de 100 doenças que possuem em comum o crescimento desordenado de células (maligno) que invadem grande parte dos tecidos e dos órgãos, podendo em muitos espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo tomando conta de todo o organismo. Como já dissemos diferentes fatores estão envolvidos no surgimento da doença, sendo que algumas ações preventivas são essenciais para a manutenção da saúde, evitando o aparecimento do câncer.

Segundo estudos recentes, cerca de 80% dos casos de câncer estão ligados ao meio ambiente, pois nele encontramos um grande número de fatores de risco. Entende-se como meio ambiente todos os lugares que frequentamos e usamos, como água, terra e ar, e ainda o ambiente ocupacional, onde trabalhamos, ou seja, indústrias químicas, escritórios, lojas, consultórios  e afins, e também o ambiente de consumo, aqueles relacionado aos alimentos e aos medicamentos que usamos diariamente, mencionando ainda o ambiente social e cultural, ligados ao nosso modo peculiar de viver a vida.

Além de tudo que foi descrito, segundos especialistas, há também a influência dos fatores hereditários. No entanto, são bastante raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a esses fatores familiares e étnicos, apesar de o fator genético exercer um importante papel no desenvolvimento da oncogênese.

Dez Dicas Importantes Para Se Proteger do Câncer

1. A primeira e mais importante delas é: Pare de fumar. Este talvez seja o passo mais importante na prevenção do câncer. Para quem ainda não sabe, quando o indivíduo fuma, são liberadas para o ambiente algo em torno de 4.700 substâncias tóxicas e também cancerígenas que são inaladas por todos ao seu redor, fumantes e não fumantes. Parar de fumar também é parar de poluir o ambiente com essas substâncias e é fundamental para a prevenção do câncer, especialmente o de pulmão, esôfago e laringe.

2. Alimente-se bem. Uma alimentação saudável pode reduzir drasticamente as chances de desenvolver o câncer em ao menos 40%. Para que isso aconteça coma muito mais frutas, legumes, verduras e cereais, e diminua o consumo de alimentos gordurosos, bem como de salgadinhos, enlatados e embutidos. A dieta ideal deve conter diariamente, pelo menos, cinco porções de frutas, legumes e verduras. O correto é dar preferência às gorduras saudáveis, de origem vegetal, como o azeite de oliva extravirgem, o óleo de soja e o de girassol, dentre outros. Lembrando sempre que esses alimentos não devem ser expostos a altas temperaturas para que não sofram oxidação e percam suas propriedades saudáveis. Evite também gorduras de origem animal, aquelas que dão origem a alimentos como leite e derivados, carne de porco, pele de frango, carne vermelha, entre outros; e outras gorduras vegetais como as margarinas industrializadas e gordura vegetal hidrogenada.

3. Evite ou limite ao mínimo a ingestão de bebidas alcoólicas. A regra básica para seguir é a seguinte: os homens não devem ingerir mais do que dois drinques por dia, e as  mulheres devem se limitar a apenas um.

4. Visite o médico regularmente: É recomendável que homens, com idade entre 50 e 70 anos, durante uma consulta médica, orientem-se sobre a possível necessidade de uma investigação quanto ao câncer da próstata.  Já aqueles homens com histórico familiar de irmão ou pai com câncer de próstata surgido antes dos 60 anos devem realizar consulta médica para investigar a doença a partir dos 45 anos ou se sentirem algum desconforto na região.

5. Pratique atividades físicas: a prática de atividade física moderada deve ser feita durante ao menos 30 minutos por dia, cinco vezes na semana.  Essa atividade física é considerada protetora e consiste na simples iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina e vontade de cada um. Pode-se, por exemplo, simplesmente trocar o elevador pelas escadas, levar o animal de estimação para passear, cuidar da beleza do jardim, varrer mais vezes a casa, dançar ou apenas caminhar pela vizinhança.

6. Exame das mamas: As mulheres, com idade de 40 anos ou mais, devem realizar o exame de mamografia anualmente. Além disso, todas as mulheres entre 50 e 69 anos, devem fazer uma mamografia ao menos a cada dois anos. Já no caso das mulheres com histórico de câncer de mama na família, principalmente relacionados a mãe, irmã, filha, entre outros, diagnosticados especialmente antes dos 50 anos), ou aquelas que apresentaram câncer de ovário ou câncer em apenas uma das mamas, em qualquer idade, devem obrigatoriamente realizar o exame clínico e a mamografia, a partir dos 35 anos de idade, todos os anos.

Prevenção

Prevenção

As mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo ginecológico periodicamente. Contudo, após dois exames com resultado ginecológico normal com intervalo de um ano, o preventivo pode ser feito somente a cada três anos. Para aquelas que apresentarem os exames alterados, é importante seguir as orientações médicas. Aquelas mulheres que estiverem na faixa etária compreendida entre 50 e 69 anos a mamografia deve ser feita a cada dois anos. Todos esses exames devem ser feitos mesmo que mulher não perceba em seu corpo nenhum sintoma relacionado à doença. 8. É importante que todas as mulheres e os homens com mais de 50 anos realizem exame de sangue oculto nas fezes, todos os anos preferencialmente, se não for possível, ao menos a cada dois anos.

9. Evite a exposição prolongada ao sol, especialmente entre os horários das 10h e 16h, e sempre faça uso da proteção adequada, como um chapéu, a barraca e o protetor solar adequado a seu tom de pele. Se a exposição ao sol for decorrente do trabalho é recomendável que se faça uso de chapéu de aba larga, camisa com manga longa e calça comprida, para que haja uma proteção maior da pele.

10. Realize diariamente a higiene oral dos dentes e boca, a chamada escovação e consulte um dentista com regularidade.

recomendável que se faça uso de chapéu de aba larga, camisa com manga longa e calça comprida, para que haja uma proteção maior da pele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *