Veja Dicas e Cuidados Com a Amamentação Para Novas Mães Ou Já Experientes
Amamentar pode parecer muito simples, mas é a hora que o bebê tem um contato muito íntimo com a mãe depois do nascimento. Antes do nascimento é pelo cordão umbilical que os bebês eram nutridos através do sangue materno, rico em substâncias que ajudam a desenvolvê-lo e logo após o parto ainda necessitam de várias moléculas que beneficiam seu crescimento.
Importância Do Leite Materno
O leite materno possui uma série de anticorpos que são passados para o bebê. Este, quando for infectado por algum micro-organismo, já possui esta defesa para se livrar do mal. Quando a amamentação é trocada por outros nutrientes, o bebê fica muito mais propenso a ter uma série de doenças. O leite especial para recém-nascido nunca vai suprir corretamente o valor do leite materno, já que não possui as células especializadas da mãe que vão proteger o bebê.
É importante lembrar também que o peito comporta-se como uma esponja e deixa passar grande quantidade de substâncias para o bebê, e por isso se a mulher tiver HIV não deve amamentar de maneira nenhuma, ou a criança pode pegar a doença. Hoje em dia, muitas mães que são diagnosticadas como portadoras do vírus HIV positivo conseguem fazer um tratamento na gravidez para que seu filho não tenha a doença, mas vale a mesma regra de nunca amamentá-lo.
Funções Do Leite Materno
Além de tudo, o leite materno serve para nutrir a criança da maneira que a natureza achou conveniente, e nós podemos apenas mexer nos horários e oferecer à criança alguns outros alimentos quando estiver maiorzinha. As crianças devem ser amamentadas até no mínimo seis meses de vida. Antes disso, pode ser que a escolha não seja conveniente para a saúde do bebê.
É importante lembrar também que as crianças muito pequenas não precisam beber água, já que no leite materno já é uma das substâncias que está incluída. Na hora de mamar, a criança não deve se engasgar com o leite, e caso isso aconteça, é bom procurar um médico, pois pode ser que ela tenha algum problema de deglutição.
Um dos cuidados com a amamentação é com a posição na qual o ato é feito. Amamentar deitada não é uma boa ideia, e o bebê deve estar sempre o mais alto possível. A questão do arroto também é muito importante e a mãe deve observar a criança arrotar depois de cinco a dez minutos, na posição adequada. Caso o bebê engasgue, a primeira coisa a fazer é colocá-lo de pé para ajudar a recuperar o fôlego. A mãe deve focar na alimentação e deixar os outros afazeres de lado nesta hora, pois é um momento só dos dois, que deve ter sua importância respeitada. As mulheres mais jovens devem pedir conselhos aos pediatras dos bebês caso tenham alguma dúvida na questão da amamentação.