Tratamento Para Sarna

Você com certeza já ouviu alguém dizendo “tá arrumando sarna para se coçar”, uma indicação de que uma pessoa está prestes a entrar em uma boa encrenca. E o que os problemas têm a ver com a sarna? Só quem já enfrentou esse problema sabe como a sarna incomoda e tira qualquer um do sério.

A forma de contágio da sarna é através do contato direto com uma pessoa infectada ou contato com objetos infectados, como toalhas e roupas de cama. Uma vez com a sarna, começam a aparecer na pele pequenos caroços, muito semelhantes a espinhas, ou caroços localizados nas dobras perto dos seios, cotovelos e joelhos. Também é comum aparecerem os caroços entre os dedos.

O grande incômodo da doença é a coceira que ela provoca, que é mais intensa durante à noite, muitas vezes insuportável, daquela de dar vontade de arrancar a pele. E o problema pode se agravar quando se coça a pele, pois podem surgir escoriações e o local ser infeccionado por bactérias.

Um ácaro microscópico é o responsável pela presença da doença e bastam de 10 a 15 deles para aparecer a sarna.

A sarna não escolhe quem atacar, qualquer pessoa pode ser infectada, seja criança ou adulto. O risco maior de contágio acontece em locais onde grupos de pessoas permanecem por muito tempo, como nas escolas e asilos.

Um único fator que pode aumentar a predisposição de uma pessoa a ter sarna é a baixa imunidade. Os idosos podem sofrer com uma tipologia mais grave, chamada de sarna norueguesa ou escabiose crostosa.

Tratamento Da Sarna

A melhor maneira de combater a sarna é com medidas preventivas, é melhor evitar o desagradável problema.

Em primeiro lugar, evite contato com pessoas infectadas e com objetos usados por essas pessoas. Se puder, evite usar roupas de camas de terceiros, em qualquer situação. Na dúvida, lave tudo com água bem quente, se puder secar em uma secadora de roupas, melhor. Caso não seja possível, depois de seco, use o ferro para eliminar os possíveis ovos.

A sarna é eliminada com o uso de loções apropriadas para o problema, que são aplicadas diretamente sobre as lesões na pele. Apesar de serem muito eficazes, elas podem acabar não eliminado a coceira. Isso acontece porque algumas pessoas são alérgicas ao ácaro, esteja ele vivo ou morto. Nesse caso, mesmo com a aplicação da loção, a coceira costuma desaparecer somente depois de 3 semanas de tratamento.

Durante o tratamento com a loção, é muito importante adotar as medidas preventivas. A limpeza deve receber uma atenção especial para evitar um segundo contágio.

A loção para o combate a sarna pode ser comprada diretamente na farmácia e sem receita médica, mas é aconselhável procurar um dermatologista para ter certeza do tipo de doença de pele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • qual e o remédio para tratamento de sarna em cães.

    luzia 12 de setembro de 2013 1:27

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *