Sistema Nervoso Difuso

O Sistema Nervoso Difuso é classificado, dentro da Biologia, como o tipo de sistema nervoso mais primitivo. A explicação pela denominação é que o Sistema Nervoso Difuso aparece nas espécies desde os primórdios da escala evolutiva dos animais.

Nervos

Nervos

Segundo as pesquisas científicas catalogadas, o primeiro grupo de animais a apresentar um sistema nervoso foi o dos Cnidários, que são corais, hidras, medusas e anêmonas. Até então, não era registrada a presença do sistema nervoso em animais de tempos mais remotos, como as esponjas (do grupo dos poríferos).

Sistema Nervoso

Sistema Nervoso

A classificação desse tipo de sistema é Nervoso Difuso, porque ele não possui centros coordenadores das funções nervosas. Dessa forma, é considerado relativamente simples, quando comparado aos demais tipos de sistema nervoso.

O Sistema Nervoso Difuso se apresenta mais desorganizado em um grupo e mais aperfeiçoado em outros animais. Essa evolução do SND pode ser observada principalmente nos Artrópodes e nos Moluscos Cefalópodes.

Na rede de nervos e de neurônios de forma desordenada, um pulso sentido em um deles faz que toda a “comunicação” seja transmitida aos demais. São as células que se comunicam com ele através de sinapses. Uma comunicação pouco complexa, com respostas simples e de pequenos movimentos.

Enquanto o Sistema Nervoso Difuso é classificado como o primeiro a fazer parte da espécie animal, o Sistema Nervoso Ganglionar faz parte do sistema bilateral dos invertebrados. O SNG está localizado na região ventral do corpo dessa espécie e está organizado, diferente do SND, através de um ou mais “cordões nervosos longitudinais, apresentando dois ou mais gânglios nervosos”, assim descrevem os livros de Biologia.

Falando em animais considerados bilaterais, explicamos o motivo da definição. Cada animal pode ser dividido (com uma linha imaginária), formado lados simétricos. Quando tem dois lados, são bilaterais, como os Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes e Cordados.

Já aquelas espécies que apresentam mais de dois lados simétricos, quando divididas de forma imaginária, são as de simetria radial. Podemos citar os Cnidários e Equinodermos.

Sistema Nervoso Detalhes

Sistema Nervoso Detalhes

Já os poríferos são, na sua maioria, assimétricos, e alguns poucos apresentam a divisão de simetria radial.

Uma vez exemplificada a forma como é feita essa “divisão” das espécies, voltamos ao sistema nervoso. Nos Equinodermos, com a forma em simetria radial, tal como os Cnidários, observa-se um sistema nervoso organizado com o formato de um anel nervoso central e dele saem ramificações de cordões nervosos radiais.

Vamos usar a estrela-do-mar para classificar o sistema nervoso, como exemplo: ela possui um cordão nervoso em anel e os cordões nervosos radiais.

Os invertebrados apresentam gânglios e cordões nervosos, que emanam nervos, através dos quais é feita a comunicação com diversas partes do corpo deles.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *