A grande maioria hoje em dia vive cansada ou se sente fatigada em razão da vida agitada que levam.
Muitas delas, porém, gostariam de ter dicas para prevenir o cansaço e a fadiga nelas, de modo que elas pudessem aproveitar melhor a vida. Nesse artigo veremos como isso é possível.
Causas do Cansaço e Fadiga nos Indivíduos
De acordo com especialistas, as causas de fadiga e cansaço nas pessoas, de uma maneira geral, podem ser provenientes de vários fatores, entre alguns podemos citar:
O estresse emocional que a grande maioria das pessoas vive atualmente, sem ter tempo para o lazer; o fato de não conseguirem dormir o tempo suficiente necessário ao repouso necessário ao eu corpo;
Alimentação inadequada, coma ingestão de muitas comidas gordurosas ou muito doces, o que pode trazer problemas de saúde em longo prazo, ou ainda problemas psicológicos como sentimento de desmotivação e estados depressivos que levam os indivíduos a constantes sensações de fadiga e cansaço.
Dicas Para Evitar a Fadiga e o Cansaço
-
Alimentação Adequada
As pessoas que se sentem sempre fatigadas ou cansadas devem procurar sempre ter um alimentação balanceadas rica em fibras, carboidratos e proteínas e evitarem o consumo constante de alimentos gordurosos ou muito doces, principalmente nas refeições principais.
O ideal é a pessoa ingerir regularmente durante o dia alimentos energéticos que possam prevenir ou evitar a fadiga ou cansaço.
Entre alguns desses alimentos podemos citar: leite sem gordura, cereais integrais, muitas frutas, iogurte sem açúcar, preferir sempre pão ou torradas integrais.
Nas principais refeições, principalmente no almoço, procurar alimentos mais leves como um frango grelado acompanhado de uma salada de legumes e vegetais; ou lanches com presunto sem gordura ou ovo cozido em um pão integral.
Para combater a sensação de fadiga e cansaço durante o dia, as pessoas devem consumir bastantes alimentos que lhes proporcionem uma melhor saúde e bem-estar.
Segundo especialistas na área de nutrição, o ideal é o individuo para manter sua energia orgânica, se alimentando durante o dia com alimentos saudáveis a cada três ou quatro horas, dessa forma, o organismo não vai se ressentir da energia que precisa para movimentar o corpo humano.
-
Pratique Atividades Físicas
Para recorrente falar sempre no mesmo tema, mas segundo especialistas não existe melhor prevenção de cansaço e fadiga do que a prática de exercícios físicos, sejam eles quais, forem como exemplo, musculação, ginástica localizada, esportes de uma maneira geral.
Quando mais sedentário for a pessoa, mais sensação de cansaço e fadiga ela sentirá. Com o exercício físico, ao contrário o indivíduo sentirá mais energia para realizar suas tarefas ao longo do dia.
Para aqueles que nunca sequer fizeram uma atividade física, uma caminhada de 30 minutos, três vezes por semana, já é um começo, segundo especialistas para evitar lesões e poupar articulações.
Toda a atividade física deve ser construída gradualmente, para que o individuo consiga alcançar sua meta inicial.
Só depois essas atividades podem ser complementadas com outras, ou com o aumento do número da frequência de repetições dos exercícios.
Uma intensidade moderada de exercícios aeróbicos, como correr ou andar de bicicleta regulamente será uma ótima maneira de prevenir a sensação de cansaço e de fadiga.
-
Manter O Peso Corporal Adequado
Uma pessoa com excesso de peso corporal, na maioria das vezes sempre se sente fadigada ou cansada.
Seu Peso excedente pode lhe trazer inclusive problemas de saúde tais como, complicações cardíacas e diabetes.
Quando o individuo consegue emagrecer se sente com muito mais energia par executar seu trabalho no dia a dia.
-
Tente Dormir Oito Horas Por Dia
De acordo com especialistas, o numero suficiente para um repouso orgânico necessário aos seres humanos são cerca de oito horas por dia.
Se o individuo, não consegue dormir por todo esse período, se acorda várias vezes durante a noite ou tem insônia, com certeza ao longo do sai sentirão fadigados ou cansados.
Segundo especialistas, algumas dicas para resolver esses problemas de sono, seria tomar um banho morno antes de dormir por em media vinte a trinta minutos.
-
Tentar Reduzir ao Máximo o Estresse Emocional
Os especialistas são unânimes em afirmar que o estresse emocional é o fator principal que causa sensação de fadiga e cansaço nos seres humanos.
Por isso se houver ao menos uma redução dos fatores emocionais que porventura estejam afligindo o indivíduo com certeza ele se sentirá mais forte, e terá mais energia para enfrentar suas tarefas pessoais e profissionais no seu dia a dia.
O estresse emocional é um “grande consumidor de energia” das pessoas.
Por isso, os especialistas recomendam atividades diárias que possam reduzi-lo como, por exemplo: fazer massagens relaxantes, ouvir uma boa música.
Se divertir com amigos, caminhar pela natureza. Todas essas atividades juntas ou isoladas irão contribuir para que o indivíduo reduza seu estresse, e se sinta com mais energia.
-
Quando a Sensação de Fadiga ou Cansaço For Proveniente de Situações Emocionais
Nem sempre a sensação de cansaço de fadiga é proveniente de algum tipo de exército corporal ou trabalho extra.
Às vezes alguns estados emocionais tais como depressão, falta de motivação, e desinteresse pela vida, levam o indivíduo a apresentar em seu corpo físico sempre cansado ou fatigado.
Segundo especialistas algumas evidências cientificas apontam para psicoterapias como “aconselhamento psicológico ou terapia cognitivo-comportamental que poderiam auxiliar no combate a fadiga e ao cansaço”.
Nesses casos, as pessoas devem sempre consultar um especialista da área médica ou psicológica para uma consulta, e verificar a melhor maneira do terapeuta ajudá-las.
-
Evite ingerir Bebidas à Base de Cafeína
Segundo especialistas, pessoas que sofrem diariamente da sensação de cansaço e fadiga deve evitar bebidas à base de cafeína. Essas bebidas incluem principalmente o café, chá, e refrigerantes.
A orientação é tentar ficar sem a cafeína se possível por um período de trinta dias, para que o indivíduo possa verificar se ele se sentirá menos fadigado ou cansado durante essa fase de abstinência.
Se a pessoa sentir algum tipo de incômodo, como dor de cabeça, por exemplo, deve cortar gradualmente a quantidade de cafeína ingerida por dia.
-
8. Procure Ingerir Menos Bebidas Alcoólicas
Apesar da maioria das pessoas acharem que algumas taças de vinho à noite pode ajudá-las a dormir, os especialistas advertem que os indivíduos dormem menos profundamente depois de ingerir bebidas alcoólicas.
No dia seguinte, a pessoa vai se sentir mais cansada ou fadigada, mesmo rela tiver dormido um período normal de sono.
Salete Dias