Frutas Que Beneficiam Os Diabéticos

Saber se alimentar de maneira adequada, depois que se recebe um diagnóstico de diabetes, não é uma tarefa fácil, por isso, muitos pacientes acabam sofrendo com isso. As dúvidas pairam inclusive nas frutas a serem consumidas, quais serão as mais recomendadas e isso é um assunto importante, já que muitas frutas podem provocar os picos de glicemia, quando possuem grande quantidade de carboidratos.

Frutas Permitidas Para Diabéticos

Podemos dizer que quase todas as frutas podem ser consumidas por quem sofre de diabetes, porém, o melhor que é que se consumam aquelas que sejam mais pobres em carboidratos e, de preferência com casca e bagaço.

O melhor é ingerir duas frutas ao dia, sempre depois das refeições, mas ainda se pode comer uma fruta durante o lanche, sempre junto com um biscoito para que se evite o temido pico de glicemia. O ideal é que se consuma em média 100 gramas de frutas de cada vez.

Frutas Especiais

Frutas Especiais

A Diabetes e as Frutas

Dieta alimentar não deve ser sinônimo de restrição, e sim de uma reeducação alimentar e, isso também se aplica aos portadores de diabetes, seja de qual tipo for. Então, não é necessário parar de ingerir frutas com a desculpa de que possui frutose, uma forma natural de açúcar.

De acordo com endocrinologistas, o melhor é que se adapte o consumo das frutas, mas apenas em porções fracionadas e escolha aquelas que proporcionam maiores benefícios à saúde.

Veja quais São As Frutas Mais Adequadas:

Maçã: ela é perfeita por possuir em sua composição diversas formas de vitaminas, porém, para aquelas pessoas que têm diabetes, ganhando maior destaque por ter a fibra  pectina. Ela é bastante eficiente não apenas para controlar a glicemia, mas ainda na diminuição do colesterol ruim. Essa fruta cozida junto com canela possui resultados ainda mais satisfatórios, já que estende a sensação de saciedade. 

Amora: embora possua um alto índice glicêmico, essa fruta é rica em substâncias que aceleram e estimulam a liberação de insulina, ajudando na sintetização de glicose. A amora é responsável também por normalizar os níveis de pressão arterial e agir como anti-inflamatório e bactericida. 

Cereja: a coloração avermelhada cereja já demonstra sua grande concentração de flavonoides, substâncias que possuem poder anti-inflamatório, antioxidante, antialérgico, antiviral, e ainda anticarcinogênico. Além disso, ela ainda possui diversas vitaminas, dentre elas estão a E, C e A que, unidas, são eficazes na restrição do desenvolvimento das reações em cadeia e ainda nas lesões provocadas pelos radicais livres, que causam dano às células sadias do organismo. Ocorre que, da mesma forma que a blueberry, ela auxilia na elevação dos níveis de glicemia. 

Blueberry: ainda que esta fruta não seja originária de nosso país, representa um papel de grande importância na dieta de quem sofre com a diabetes. A Blueberry possui grande poder antioxidante, diminuindo a ação dos radicais livres, que estão ligados ao envelhecimento, e fazendo a prevenção contra o câncer, além de prevenir doenças cardíacas, o mal de Alzheimer e também muitas. Ainda mais, combate diversos tipos de infecções e eleva as condições do sistema imunológico. Entretanto, é necessário se ficar atento ao fato de a mesma possui um índice glicêmico bastante elevado. 

Limão: essa fruta possui alto teor de ácido ascórbico e ácido cítrico e, age de maneira benéfica em diferentes áreas do organismo. Em primeiro lugar ela impede as hemorragias, preocupação considerável dos indivíduos que tem diabetes, devido a dificuldade de cicatrização, bem como a maior probabilidade de sofrer com maiores infecções. Também podemos citar a grande apresentação de ácido nicotínico que atua na proteção das artérias, prevenindo doenças cardiovasculares, muito frequentes em pacientes diabéticos. Finalmente, ele reduz a viscosidade sanguínea, fator muito importante, já que juntamente ao diabetes, há alterações que caracterizam uma maior probabilidade de se desenvolver trombose. 

Abacate: a fruta quase não contém açúcar e, além disso, possui em sua composição uma gordura benéfica que atua na produção do bom colesterol, sendo por isso, muito indicada para pessoas portadoras do diabetes. Essa gordura do bem faz com que o processo de assimilação dos alimentos se torne mais vagaroso, aumentando o tempo de saciedade. Entretanto, a fruta tem muita caloria e, em razão disso, deve-se consumi-la moderadamente, especialmente por aquelas pessoas que se encontram com sobrepeso. 

Coco: Essa fruta contém grande quantidade de ácido láurico e ácidos graxos, sendo de grande importância no combate a fungos e bactérias. A composição dessa fruta também tem um papel bastante importante para a saúde das células intestinais, aumentando sua imunidade. Finalmente, a gordura existente no coco auxilia no processo de saciedade e diminui a probabilidade de inflamações, sendo também um alimento que diminui a carga glicêmica, principalmente quando associada com as demais frutas ou até mesmo com carboidratos. 

Pessoas Com Diabetes Podem Comer Frutos Secos

Apesar de ser uma duvida bastante comum, a resposta é positiva. Sim, as pessoas acometidas com diabetes podem se alimentar com frutos secos, desde que seja feito de maneira moderada, já que alguns deles têm grande quantidade de carboidratos, especialmente os seguintes:

Saiba Mais

Saiba Mais

  • castanha de caju torrada acrescida de sal (29,1g)
  • pinhão já cozido (43,9g)
  • noz in natura (18,4g)
  • amêndoa torrada acrescida de sal (29,5g)
  • coco verde natural (9,8g)
  • castanha do Brasil in natura (15,1g)
  • coco natural (11,0g)

O problema principal que reside no consumo de frutos secos pelos portadores de diabetes, não está associado somente à quantidade de açúcar contida no alimento, mas ainda à quantidade de gorduras que existem nesses alimentos, o que pode acarretar outras complicações, especialmente o aumentos do colesterol, a sobrecarga do fígado, aumento dos triglicerídios e, finalmente, a obesidade, pois nenhum desses fatores é desejado em pessoas diabéticas.

Frutas Que Portadores de Diabetes Devem Evitar

Os diabéticos devem procurar evitar as frutas consideradas doces em demasia, especialmente a banana, melancia e uva, por exemplo. Além, é claro, de saber que qualquer fruta que se pretenda consumir deve ser feito com moderação e mediante recomendação de profissionais de nutrição ou ainda através de endocrinologistas que fazem o acompanhamento do paciente.

Todas as frutas citadas, e ainda as demais que não fizeram parte dessa listagem, possuem frutose em sua composição, sendo este o açúcar constante nas frutas, com isso, nenhuma delas podem ser ingerida em quantidade exagerada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *