O Que é o Exame de Bioimpedância?
Quando você sobe numa balança para se pesar está vendo no visor indicativo de peso o resultado da soma de vários fatores como, por exemplo, a sua pele, músculos, gordura, ossos, órgãos, líquidos e massa corporal. Sendo assim somente verificando o seu peso total é difícil ter a noção exata de quanto será necessário reduzir de gordura ou líquido.
Há ainda a questão de que o peso varia bem rapidamente devido a retenção ou perda de líquidos. Para resolver essa questão foi criado o exame de bioimpedância, esse exame foi considerado pelo Conselho Latino Americano de Obesidade como um método seguro para avaliar a composição corporal de uma pessoa.
Através desse exame é possível diagnosticar quanto de peso do corpo é água, gordura e músculo. A partir do momento que se tem essas informações bem detalhadas é possível começar uma dieta realmente eficaz para o seu corpo, pois é possível determinar exatamente sobre qual fator é importante ter mais cuidado.
O principal benefício desse exame é exatamente oferecer a pessoa que precisa e deseja emagrecer a possibilidade de se concentrar nos pontos cruciais. Saiba mais sobre o exame e como ele pode ser bastante benéfico para a sua saúde e para a sua conquista de uma qualidade de vida melhor.
Como é Feito o Exame de Bioimpedância
Antes de qualquer coisa é importante esclarecer que o exame de bioimpedância não é invasivo e é realizado rapidamente, além de ser indolor. Basicamente uma corrente elétrica de baixa amplitude e alta frequência passa pelo corpo. Para que essa passagem seja possível é colocado dois pares de eletrodos adesivos na mão e no pé direito do paciente.
Pelo fato de que a massa magra conta com uma quantidade maior de água e eletrólitos ela é capaz de conduzir melhor a corrente elétrica do que a massa gorda. Dessa forma a partir desse exame é possível verificar qual é o percentual de massa magra e de massa gorda no corpo do paciente.
Antes do Exame:
Para que o exame seja feito da melhor forma possível é necessário que o paciente esteja bem hidratado. Sendo assim é recomendado que a pessoa beba pelo menos 2 litros de água, cerca de 8 copos, no dia anterior ao exame. Também é necessário que a pessoa não ingira bebidas alcoólicas e café pelo menos 12 horas antes do exame.
O bom resultado do exame de bioimpedância depende de que a pessoa não faça exercícios físicos ou sauna pelo menos 8 horas antes do exame. Não é bom fazer uso de medicamentos diuréticos um dia antes do teste.
Tecnologia do Exame de Bioimpedância
Através do uso da sua tecnologia é possível calcular a porcentagem real que existe de gordura no corpo bem como a porcentagem de massa magra, a quantidade de água no organismo, o peso total, índice de massa corporal, taxa metabólica basal, valores de impedância de 50kHz entre outros.
Composição Corporal
Nosso corpo é composto por gordura, massa sem gordura (magra) e água. A soma desses fatores é que o determina o seu peso corporal. Vale dizer que na massa magra do corpo estão inclusos os músculos, ossos, órgãos entre outros. Tanto o tecido magro como o tecido gordo possuem água.
O organismo saudável é aquele que possui uma proporção adequada de tecido magro e gordo. A proporção média ideal é a de aproximadamente 79% do corpo de tecido magro e 21% de tecido gordo. Porém, compreenda que essa proporção é válida tanto para determinar o limite de gordura no corpo como para determinar o limite de magreza. Não pense que ser extremamente magro é positivo, pois nem sempre.
Processo de Emagrecimento
Sabe quando você veste uma roupa que fica justa e então decide que precisa perder uns 5 kg? No processo de emagrecimento será necessário perder gordura e não tecido magro, uma vez que ele é fundamental para a sua saúde. A balança em que você se pesa não irá te informar quais são as porcentagens do seu organismo.
Por isso a ciência da bioimpedância tem se tornado cada vez mais importante, pois ajuda as pessoas a emagrecer de forma mais saudável e com foco.
Quantidade de Gordura
Saiba que a porcentagem mais importante de medir é a de gordura, pois uma pessoa mais gordinha pode estar em melhores condições de saúde do que uma pessoa magrinha. Isso porque é necessário identificar as proporções de que falamos acima, ou seja, quanto é gordura, quanto é massa magra e quanto é água.
Massa Magra
Basicamente podemos definir a massa magra como sendo o peso em kg do seu corpo que não é gordura, ou seja, os seus músculos e órgãos vitais. A coisa mais importante de compreender é que tecido magro é mais pesado do que a massa gorda. Imagine uma taça de tecido magro e outra de gordura, a primeira pesa mais do que segunda.
Esse fator é o que explica porque muitas pessoas chegam a um peso e depois não conseguem mais reduzir mesmo que mantenham uma dieta saudável e façam exercícios com regularidade. Ao mesmo tempo que essas pessoas perdem gordura estão aumentando a massa do corpo e dessa forma não é possível que haja uma perda no total de kg.
Sendo assim quando se chega a esse ponto a pessoa passa a observar resultados como um corpo mais saudável, perda de alguns cm de cintura, um corpo mais esbelto e até mesmo um aumento do gasto metabólico basal. Dessa forma não precisa se assustar se em algum momento os números da balança não diminuírem mais.
Água
A água é um dos pontos fundamentais para a saúde do corpo isso porque 1 litro do líquido pesa mais ou menos 1 kg. Grande parte dos fluidos corporais estão na massa magra que tem cerca de 70 a 75% de água. Alguns tratamentos de emagrecimento focam na perda de peso pela desidratação do corpo e não pela eliminação real de gordura.
Fique atento, pois isso é muito perigoso para a sua saúde e mesmo que seja possível perder grande parte do sobrepeso saiba que logo esses quilinhos a mais voltarão. Sendo assim o exame da bioimpedância ajuda a garantir que você saiba exatamente quanto de água tem no seu corpo, de gordura e massa magra, assim focando em reduzir a gordura.