A gravidez é o período de maior apreensão e ao mesmo tempo de alegria, na vida de uma mulher. Muita delas vão do céu ao inferno num mesmo dia e quem está ao redor não sabe ao certo o que fazer e nem o que pensar.
Não adianta falar, especular ou procurar entender: nenhuma gravidez é igual a outra, tanto da mesma mulher quanto de outras diferentes. O processo é idêntico, o bebê vai crescendo dia a dia, o corpo da mulher muda, os hormônios se alteram, até que a criança nasce. Parece simples, mas cada uma das mulheres vive isso de maneira totalmente diversa.
Mas para compreender todo esse processo é muito melhor se conseguirmos visualizar as etapas semana a semana, assim ficará mais simples de entender o que acontece com a mãe e com o bebê com o passar do tempo.
Gravidez Semana a Semana
- Semana 01 – O Planejamento da Gestação
- Semana 02 – O organismos está funcionando com toda a potência
- Semana 03 – Ocorre a fecundação
- Semana 04 – Aparecem as primeiras transformações
- Semana 05 – O embrião passa a se desenvolver com toda a rapidez
- Semana 06 – O coração bate muito rápido
- Semana 07 – O bebê já possui uma aguçada escuta
- Semana 8 – Seu filho já chega a medir 20 mm
- Semana 9 – Prepare-se para começar a se cansar mais
- Semana 10 – Hora de fazer o primeiro ultrassom
- Semana 11 – A partir desse pontos os enjoos chegam ao fim
- Semana 12 – Seu filhinho já tem unhas nos dedos
- Semana 13 – O bebê está em franco crescimento
- Semana 14 – Surge a linha negra na barriga
- Semana 15 – A partir de agora já se torna possível sabe o sexo do bebê
- Semana 16 – Os órgãos do bebê já estão formados
- Semana 17 – Já é possível sentir o bebê mexer
- Semana 18 – Pode começar a aparecer o inchaço
- Semana 19 – O problema da celulite na gravidez
- Semana 20 – Nesta fase pode aparecer o colostro
- Semana 21 – Cuidados com as manchas da pele
- Semana 22 – A partir de agora o ganho de peso será maior
- Semana 23 – Podem aparecer estrias
- Semana 24 – Momento de começar o Enxoval
- Semana 25 – Oscilações de humor passam a acontecer
- Semana 26 – Há o risco de diabetes gestacional
- Semana 27 – Surgem os desejos da gravidez
- Semana 28 – A respiração pode se tornar complicada
- Semana 29 – Aparecem os formigamentos
- Semana 30 – Cuidado com os problemas circulatórios
- Semana 31 – Tome conta do seu peso durante a gravidez
- Semana 32 – O coração da grávida não é de ferro
- Semana 33 – Nesta fase podem aparecer dores de estômago
- Semana 34 – Fazer um ultrassom ajuda a saber o peso correto do bebê
- Semana 35 – Começa a fase da bexiga apertada
- Semana 36 – O dia D está quase chegando
- Semana 37 – A partir desse período podem começar as contrações
- Semana 38 – O parto se aproxima
- Semana 39 – Qual será o total da dilatação?
- Semana 40 – A contrações aparecem com maior intensidade e o bebê nasce
Ao saber da gravidez, a futura mamãe logo começa a fazer planos de como serão as próximas 40 semanas de sua vida. Da segunda semana até a 7ª, o bebê está em período de formação. Da oitava até a 15ª semana, há uma grande expectativa por parte dos pais para saber o sexo do bebê. Neste período, já é possível fazer ultrassom para matar a curiosidade dos papais corujas.
Na 16ª semana os órgãos do bebê são formados e na 17ª já é possível sentir o bebê mexer. O inchaço, a celulite, o colostro, as manchas na pele, estrias e o ganho excessivo de peso acontecem acentuadamente entre a 18ª e a 23ª semanas. A partir da 24ª semana da gestação recomenda-se iniciar o enxoval do bebê.
É nesta fase que se planeja o chá de bebê entre as amigas da gestante.Entre a 25ª e a 36ª semanas, as grávidas passam por um período de oscilações de humor, tem as famosas vontades repentinas, apresentam respiração difícil, problemas circulatórios e formigamentos. Da 36ª semana em diante, a gestante está na reta final.
Com a proximidade do parto, a bexiga fica apertada, o que causa um grande desconforto para a mulher. As contrações têm início e a dilatação começa. Eis o bebê! E após ver aquela carinha linda, a mamãe saberá o quanto valeu a pena passar por essas difíceis 40 semanas, esperando e planejando para ao fim ter uma recompensa inestimável – seu filho!
Curiosidades:
8ª Semana: O bebê tem apenas o tamanho de um grão de feijão, e tudo o que se pode ver no corpo humano, ele já possui. A partir de agora, a cintura da mamãe começara a aumentar para poder acomodar melhor o feto, além disso, outras mudanças no corpo aparecerão.
12ª Semana: O corpo estará já bem transformado. Seios e abdômen encabeçam a lista. Enquanto isso, a criança que está lá dentro também passa por modificações. Ele já pode piscar, tem unhas, e está a ensaiar o primeiro de muitos xixis que irá fazer.
16ª Semana: O bebê já tem os órgãos todos em pleno desenvolvimento. Nesta fase é importante que a gestante coma alimentos ricos em zinco e ferro, que promoverão uma maior produção de glóbulos vermelhos e assim deixarão funcionando bem o sistema imunológico.
17ª Semana: Seu bebê tem somente 12 cm, mas engana-se se pensa que ele fica paradinho, ao contrário, não para quieto, sendo bastante ágil. Muitas gestantes tendem a sentir o bebê mexer exatamente neste período. No começo são somente pequenas tremidinhas, mas com o passar dos dias se tornarão inconfundíveis.
22ª Semana: A mulher passa a ganhar peso de forma constante e estável. Já no caso do bebê, é interessante saber que ele já possui a fisionomia toda definida, com sobrancelhas, lábios, cílios, pálpebras, e até mesmo os brotos dentários, que posteriormente se tornarão dentes.
27ª Semana: O bebê já tem mais ou menos 34 cm, sendo capaz de fechar e abrir os olhos. O que costuma não ser comum é sua maior vontade em se alimentar com coisas esquisitas, aquela fase que se tem vontade de comer coisas que não se encontra com facilidade e fora de hora. De acordo com os médicos, parece que isso pode se dar em razão da falta de determinado nutriente na alimentação.