Neurose é uma palavra que se escuta quase que frequentemente, principalmente em alguns estilos musicais. Atribuindo o sentido da palavra como sinônimo de loucura, comumente usa-se a palavra neurose de forma incorreta. Mas, se neurose não é loucura, o que é, então?
Dizer que uma pessoa é neurótica seria o mesmo que dizer que ela possui uma característica de exagerar tudo de forma sentimental. Isso acontece porque neurose é uma reação exagerada do sistema emocional da pessoa em relação à algo vivido por ela. Para melhor explicação, podemos exemplificar com uma situação bastante comum para muitas pessoas.
Quando alguém “normal” é convocado para fazer uma entrevista de emprego, a reação natural é um nervosismo e ansiedade, sentimentos que aparecem de forma moderada. Pessoas neuróticas na mesma situação não conseguem conter a ansiedade e ficam muito mais incomodadas.
O problema é que pessoas neuróticas muitas vezes sabem que possuem esse problema, sofrem com isso, mas não conhecem uma forma de solucionar o problema. Resumindo tudo, neurose não é loucura, uma pessoa neurótica vive no mesmo mundo que uma pessoa normal, o problema não afeta sua inteligência e ela tem contato normal com pessoas ao redor. O neurótico possui sentimento da mesma forma que pessoas ditas normais, mas as reações são exageradas.