Uma das principais preocupações dos pais do mundo inteiro é a alimentação de seu filho que acabou de nascer.
A importância da amamentação para o bom desenvolvimento infantil já e algo indiscutível, mas como fazer as crianças começarem a gostar dos alimentos sólidos.
Nesse artigo veremos algumas dicas para pais e mães interessados na boa nutrição infantil.
Como Alimentar A Criança Pequena de Modo Correto
Segundo especialistas, as necessidades nutricionais do bebê e seus hábitos de alimentação irão mudar muito quando ele começar a crescer e se desenvolver.
Alguns profissionais orientam aos pais receitas apropriadas para a faixa etária do seu bebê para que ele se torne mais forte e saudável.
A Boa Nutrição do Bebê Começa Durante a Gravidez
Alguns tipos de alimentos foram comprovados em influenciar de modo positivo, a memória e a capacidade de aprender do bebê, enquanto outros podem prejudicar o bom desenvolvimento do cérebro infantil.
Os especialistas orientam as futuras mamães sobre o que podem e o que devem evitar quando no período da gestação.
- -Durante Pré-Natal a Gestante Deve Consumir Vitamina Regularmente.
Se a gestante fizer isso vai auxiliar na obtenção do equilíbrio de nutrientes que toda criança necessita, como por exemplo, “o ácido fólico e vitamina B12 para produzir glóbulos vermelhos, vitamina C para produzir colágeno, vitamina D para a construção óssea e zinco para o desenvolvimento cerebral da criança”.
A gestante que tiver algum problema no estômago em virtude do uso de vitaminas deve consultar seu médico para que ela possa substituí-las por outras marcas, reduzir a dosagem ingerida, mas nunca deixar de tomá-las.
- – Como Obter Ômega-3
Os especialistas orientam que o peixe é rico em ômega-3, que são os ácidos gordos, que possuem a capacidade de aumentar inteligência da criança.
Em um estudo científico, as mulheres que se alimentaram mais de peixe durante o segundo trimestre da gravidez, tiveram bebês que se saíram em um teste de desenvolvimento mental como se já tivessem seis meses de idade.
O Ômega-3 é encontrado em membranas de células cerebrais, de tal modo que há uma grande quantidade de maneira que ele possa influenciar no bom funcionamento cerebral infantil.
Se a gestante não gostar de peixe, deve conversar com seu médico e considerar a possibilidade de ingerir suplementos de óleo de peixe.
Coma em Grande Quantidade Frutas e Vegetais
Algumas frutas e vegetais contém antioxidantes, que são bons para o desenvolvimento normal da criança.
De acordo cm profissionais especializados na rea de nutrição e nutrologia “os antioxidantes protegem o tecido cerebral da criança de possíveis danos”.
Por isso, a gestante deve escolher produtos como folhas verdes escuras, mamão, tomates, entre outros, pois são excelentes fontes de antioxidantes.
As pessoas não devem esquecer-se de lavar muito bem todas as frutas e legumes completamente antes de consumi-las, mesmo as que possuem casca.
– A Grávida Deve Aumentar Seu Consumo de Proteína
O corpo feminino precisa de muito mais proteína para que possa construir células e iniciar a produção de hormônios que serão responsáveis pelo crescimento da criança
Os especialistas recomendam o consumo de proteínas em cerca de dez gramas extras diariamente.
Alguns bons reforços de proteína, que os nutricionistas recomendam são: “um iogurte no café da manhã, uma xícara de sopa de feijão no almoço, manteiga de amendoim em bolachas integrais para um lanche, ou uma porção de três gramas de carne magra no jantar”.
Importância da Ingestão de Ferro Na Gravidez Para o Bom Desenvolvimento Infantil
O consumo de ferro durante o período gestacional deve dobrar já este mineral auxilia no fornecimento do oxigênio, que serve para manter a vida da criança.
No entanto muitas mulheres apresentam um déficit de ferro quando estão gravidas daí a necessidade de procurar um especialista, pois a falta dele provoca falta de oxigênio no útero materno aumentando o risco das crianças se desenvolverem com um processo de cognição mais baixo, podendo causar um déficit intelectual.
O médico deve testar na mulher grávida se ela tem deficiência de ferro. A alimentação da gestante deve incluir sempre alimentos ricos em ferro, “como carne magra, frango, legumes, cereais, entre outros”.
Cuidado Com A Intoxicação Alimentar
A toxoplasmose é uma enfermidade que é causada por um parasita encontrado em carnes mal cozidas e em ovos, cujos sintomas são muito semelhantes aos da gripe na gestante, mas as “consequências para o bebê podem ser muito graves, e incluem cegueira, perda de audição e retardo mental”.
Maneiras de Ajudar Seu Bebê a Ingerir Frutas e Vegetais
Um novo estudo científico revelou algumas dicas inteligentes para fazer a transição de alimentos líquidos para sólidos.
Alimentação Infantil
Segundo pesquisadores “os sabores de dieta de uma mãe são transmitidas para o bebê através do leite materno”.
Desse modo, quando a gestante consome um determinado alimento em grande quantidade, enquanto estiver grávida e amamentando, o “palato da criança fica naturalmente predisposto” a gostar mais desses alimentos que foram consumidos pela mãe.
Por isso o ideal é a gestante consumir regularmente três xícaras de legumes e duas xícaras de frutas por dia.
Uma salada no jantar todas as noites é tudo que que a gestante precisa para se manter saudável , e consequentemente para a criança pequena começar com um bom desenvolvimento físico e mental.
Ajudando seu Bebê a Consumir Frutas e Vegetais
Procure Servir a Mesma Refeição
Segundo especialistas “os bebês nascem com uma aversão natural dos alimentos de gosto amargo, e a maioria dos vegetais verdes possuem esses sabor”.
“Se esse tipo de alimento tiver um gosto adquirido através do consumo regular dado à criança, o bebê vai aprender a gostar dele e comê-lo com satisfação”.
Os pais também podem tentar servir mais vegetais e mais frutas com sabor doce. Ainda segundo os cientistas, “os bebês aprendem a associar os sabores doces de frutas com legumes, o que pode incentivá-los a comer mais ao longo do tempo”.
Introduzindo Iogurte na Dieta da Criança
De acordo com especialistas aos nove meses de idade é um bom período para introduzir o iogurte para a maioria das crianças.
O iogurte é rico em cálcio, e as culturas ativas de microrganismos benéficos (Lactobacilos) fazem muito bem à saúde das crianças. O cuidado deve ser com bebês que tenham histórico familiar de alergia ao leite em proteínas como também intolerância à lactose.
Salete Dias