Os músculos do pé, tornozelo e panturrilhas são muito essenciais para a estabilização do corpo. Auxiliam no ato de andar, correr e ficar em postura, além de dar tônus muscular para o nosso dia a dia. A flexão plantar consiste nada mais nada menos que esticar os pés para baixo, num ato de flexionar os músculos envolvidos na flexão plantar, algo como a manobra da bailarina de “ponté”. Como dito, a flexão plantar envolve uma musculatura muito interessante, sendo também utilizada em muitos treinos em academias para exercitar os músculos das panturrilhas, chamados de gêmeos ou gastrocnêmios.
Como estamos falando de um movimento e musculatura envolvida, vamos citá-los para melhor compreensão da flexão plantar.
A região da perna é constituída de dois ossos, a tíbia e a fíbula e a coxa, do úmero.
Na região lateral temos o:
Músculo fibular curto com uma inserção proximal a 2/3 distais da face lateral da fíbula e inserção distal na base do 5º metatarso. Sua inervação se dá pelo nervo fibular superficial e sua ação além da flexão plantar é também o movimento de eversão do pé.
Ainda na região lateral da perna temos o Músculo fibular longo um pouco mais acima do fibular curto. Sua inserção proximal se dá na cabeça da fíbula, 2/3 proximais da superfície lateral da fíbula e côndilo lateral da tíbia. A inserção distal se dá no primeiro metatarso e cuneiforme medial. Inervado pelo Nervo Fibular Superficial e além da flexão plantar, é responsável pelo movimento de eversão do pé também.
Falando da panturrilha, como já citado, a flexão plantar faz parte da biomecânica do treinamento de panturrilha.
Na panturrilha, temos os músculos gastrocnêmios.
O músculo gastrocnêmio medial tem sua inserção proximal no côndilo medial do fêmur. Inserção distal no calcâneo e é inervado pelo Nervo Tibial. Além da ação de flexão plantar, participa também da ação de flexão do joelho.
O músculo gastrocnêmio lateral tem inserção proximal no côndilo lateral do fêmur e inserção distal no calcâneo. Sua inervação se dá pelo nervo tibial e sua ação além da flexão plantar é de flexão do joelho.
O músculo sóleo também participa deste tipo de movimento. Possui inserção proximal a 1/3 intermédio da face medial da tíbia e cabeça da fíbula e inserção distal no calcâneo (tendão dos gastrocnêmios). Inervado pelo Nervo tibial e ação de flexão plantar do tornozelo.
O músculo flexor longo dos dedos também participa. Inserção proximal na face posterior da tíbia e inserção distal nas falanges distais do 2º ao 5º dedo. Inervação do nervo tibial e ação de flexão plantar e inversão do tornozelo.
Músculo flexor longo do Hálux. Inserção proximal na face posterior da tíbia e 2/3 proximais da fíbula e membrana interóssea. A inserção distal se da nos 3 cuneiformes (medial, médio e lateral), cuboide, navicular e base do 2º e 4º metatarsos. Inervação pelo nervo tibial e faz além da flexão plantar, a inversão do pé.
Estes são os músculos e nervos responsáveis pelo ato de flexão plantar, cabe lembrar que se for treinar a musculatura envolvida nesta ação, é necessário um acompanhamento de um especialista na área, um educador físico.