O pilates é um programa que durante a gestação pode trazer grandes benéficos para a mãe e seu bebê. São inúmeras as vantagens de se praticar o pilates na gravidez, pois ajuda na respiração, no fortalecimento da musculatura pélvica, na circulação, a na postura. Além disso, ajuda no parto, no estado físico e mental, e melhora a qualidade de vida.
Ajuda também no fortalecimento do assoalho pélvico, pois melhora a circulação local, aumentando a capacidade da mãe de relaxar durante o parto.No que diz respeito à coluna, durante a gestação ela se projeta para frente trazendo grandes desconfortos e dores musculares para a mulher, mas com o pilates há uma reeducação postural que faz com que diminua o desconforto.
Outro fator importante é a redução das cãibras e inchaço nas pernas, que atinge as gestantes.Apesar de imensos os benéficos que o pilates pode proporcionar, não são todos os exercícios que uma grávida pode fazer, por isso, deve-se sempre procurar um profissional formado e especializado e que conheça os exercícios para gestantes.
Referencias Benefícios. Disponível em: http://www.pilatesparagestantes.com.br/beneficios/. Acesso em 25 de janeiro de 2012.Pilates postural para gestantes. Disponível em: http://www.pilatesparagestantes.com.br/pilatesgestantes/. Acesso em 25 de janeiro de 2012.