Tomar Bicarbonato Para Gastrite

A gastrite é uma inflamação que ocorre no estomago, ela pode durar pouco tempo, que é o caso da gastrite aguda, ou durar mais chegando a anos, que é o caso da gastrite aguda. As causas estão relacionadas a fraqueza da barreira mucosa que protege a parede estomacal, o que faz com que os sucos estomacais acabem “machuquem” o tecido que reveste o órgão. Algumas vezes pode ser causada por espécies de bactérias e vírus. Outros fatores são o alcoolismo, estresse e má alimentação. Os sintomas geralmente envolvem vômitos, perda de apetite, dores abdominais, queimação, azia, indigestão, náuseas.

A gastrite também pode aparecer em pessoas com HIV, e usuários de drogas. Para evita-la um dos métodos mais comuns é mudar a alimentação, uma dieta sem alimentos gordurosos como frituras, salgados fritos, bebidas alcoolicas, frutas com excesso de acidez como o abacaxi, laranja, limão, acerola, entre outras, além de evitar o consumo de doces enlatados, goiabadas, molhos, tomates, carne de porco, e embutidos em geral, café e chá preto. É bom ter uma dieta com carnes leves e magras, grelhadas ou assadas, leite e seus derivados, como queijo minas, queijo cotagge, o consumo de chás como o de camomila, erva cidreira, sucos naturais porem evitando os de frutas cítricas, pão sem miolo. Para temperar a comida o recomendado é usar ervas finas, evitar o consumo de alho e cebola. Gelatinas, danones, iogurtes podem ser consumidos. Frutas como maça, banana, melancia servem como lanches.

Alguns remédios naturais podem ajudar a aliviar as dores e problemas da gastrite, um deles é bicarbonato de sódio. Ele irá aliviar os sintomas da gastrite e de outros problemas digestivos, por ser considerado um alcalino natural. Suas contraindicações são não ser recomendado para quem tem pressão arterial alta, ou possui uma dieta já muito rica em sódio, na gestação so pode ser consumido se autorizado por um médico, crianças menores de seis anos também não podem consumir o bicarbonato de sódio, também não é indicado para pessoas com edemas.

Deve-se adicionar uma colher de chá de bicarbonato de sódio a 200 ml de água,  tomar no máximo duas vezes ao dia. O bicarbonato trata dos excessos de ácidos no corpo. Não deve consumi-lo mais de duas vezes por dia, por que em excesso ele também pode causar edemas em alguns indivíduos com predisposição a retenção de líquidos, pode ocorrer também a diminuição da urina e da absorção dos anticoagulantes, as consequências mais fracas são vômitos e náuseas, por isso é melhor que se consulte um médico para consumir o bicarbonato.

Mas é necessário lembrar que essa solução de bicarbonato não irá curar a gastrite, ela apenas alivia as dores momentâneas, a gastrite é um problema sério e quanto antes procurar ajuda médica fica mais fácil de resolver. Se você sentir dores na barriga ou no abdômen, junto com fezes escuras ou sangue no vomito, o ideal é procurar ajuda médica. Para ir a consulta é bom evitar fumar e beber demasiadamente, essas substancias irritam ainda mais o estomago.

Para fazer o diagnostico o médico irá ver seu histórico familiar, além de fazer exames específicos.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *