O cotovelo é uma articulação representada, na verdade, por um conjunto de três articulações que une o braço ao antebraço. Essas articulações são conhecidas como úmero-ulnar, úmero-radial e radio-ulnar proximal.
O relevo superficial que é possível observar nos membros superiores é determinado principalmente pelos músculos. Esses são envolvidos por fáscias sendo agregados em diferentes grupos. Logo abaixo da tela subcutânea encontra-se uma fáscia comum, a do braço e do antebraço destes grupos.
Os músculos que compõem a estrutura do cotovelo encontram-se tanto no braço como no antebraço e serão descritos a seguir suas respectivas origem e inserção.
Primeiramente iremos citar os músculos que compõem a região anterior do braço, são eles os músculos bíceps braquial e o braquial.
O músculo bíceps braquial por ter duas partes tem uma cabeça longa com origem no tubérculo supraglenoidal, e uma cabeça curta com origem no ápice do processo coracóide. A inserção desse músculo encontra-se na tuberosidade do rádio e através da apneurose do músculo bíceps braquial, na fáscia do antebraço. Esse músculo é o principal agente na realização da função de flexão do cotovelo e supinação do mesmo. Vale lembrar também que sua inervação é realizada pelo nervo musculocutâneo, que faz parte do plexo braquial.
O músculo braquial têm origem na metade inferior do úmero em sua face anterior e inserção na tuberosidade da ulna. Esse músculo é inervado também pelo nervo musculocutâneo e possui a função de flexão além da extensão da cápsula articular.
Quanto à região posterior do braço, os músculos que estão relacionados à articulação do cotovelo são: tríceps braquial e ancôneo.
O músculo tríceps braquial apresenta três cabeças, sendo dividido da seguinte maneira: a cabeça longa do músculo possui origem no tubérculo infraglenoidal; a cabeça medial possui origem medialmente na face posterior do úmero distal ao sulco do nervo radial; e a cabeça curta do músculo apresenta origem na face posterior do úmero lateralmente proximal do sulco do nervo radial que realiza a inervação do músculo. A inserção desse músculo se dá no olecrano, parte da ulna. Sua função é a de extensão do cotovelo.
O pequeno músculo ancôneo que fica próximo à parte lateral da cabeça medial do músculo tríceps braquial, inervado pelo nervo radial, apresenta origem no epicôndilo lateral do úmero e têm inserção na face posterior da ulna, no olecrano. Sua função é corroborar na extensão do cotovelo.
Na parte do antebraço, sua região anterior contribui com músculos superficiais que ajudam na função articular do cotovelo, sendo eles os músculos pronador redondo, flexor radial do carpo, palmar longo e o flexor superficial dos dedos.
O músculo pronador redondo possui duas cabeças, a umeral com origem no epicôndilo medial do úmero e a cabeça ulnar com origem no processo coronoide. Já sua inserção acontece no terço médio da face lateral do rádio. Esse músculo tem a função principal de pronação e flexão do cotovelo, sendo invervado pelo nervo mediano.
O músculo flexor radial do carpo tem origem no epicôndilo medial do úmero, na fáscia do antebraço e inserção na face palmar da base do metacarpal II. Sua função é a flexão e pronação do cotovelo. Esse músculo tem inervação pelo nervo mediano, também originado do plexo braquial.
O músculo palmar longo é outro músculo que colabora na flexão do cotovelo tendo origem no epicôndilo medial do úmero e inserção na aponeurose palmar. Sua inervação acontece por parte do nervo mediano.
Por último nessa seção há o músculo flexor superficial dos dedos, os tendões deste músculo são atravessados perto da sua inserção pelos tendões do músculo flexor profundo dos dedos, sua origem também se apresenta dividida, sendo que existe a parte da cabeça umeroulnar, com origem no epicôndilo medial do úmero no processo coronoide, e a parte da cabeça radial, com origem na face anterior do rádio. Sua inserção acontece com quatro tendões longos na base da falange média do segundo ao quinto dedos. Quanto a função que produz ele auxilia na flexão da articulação do cotovelo.
Os músculos posteriores superficiais do antebraço constituído dos músculos extensor dos dedos, extensor do dedo mínimo e extensor ulnar do carpo.
O músculo extensor dos dedos possui origem no epicôndilo lateral do úmero, e inserção na aponeurose dorsal do segundo ao quinto dedo. Apresenta a função de extensão do cotovelo.
O músculo extensor do dedo mínimo tem origem no epicôndilo lateral, ligamento colateral radial e anular do rádio na fáscia do antebraço e a inserção na aponeurose dorsal do quinto dedo. Tem função de extensão do cotovelo.
Por fim, existe ainda o músculo extensor ulnar do carpo com duas origens, uma da cabeça umeral no epicôndilo lateral do úmero e outra da cabeça ulnar no olecrano, face posterior da ulna, fáscia do antebraço e a inserção na face dorsal da base do metacarpal V.