A Síndrome Ehlers Danlos

A síndrome  de Ehlers Danlos é uma doença genética de difícil diagnóstico que causa aos seus portadores uma alta frouxidão nos ligamentos e também uma hipermobilidade óssea. Atualmente, estima-se que 1 em cada 5 mil nascidos sejam portadores da síndrome. A medicina registra a existência de dez tipos da doença, sendo os tipo 1 e 2 mais frequêntes. A síndrome de Ehlers Danlos pode causar desde inofensiva mobilidade articular fácil até ataques cardíacos, escoliose e rompimento do baço.

Geralmente diagnosticada na fase adulta, costuma ocorrer em pacientes que apresentam algumas características peculiares, como tocar o nariz com a língua, conseguir fazer o dedo polegar tocar o antebraço, possuir alta resistência a dor, predisposição a equimoses, cicatrizes pelo corpo e eversão fácil das palpebras dos olhos.

Como a doença é genética e as chances de transmissão dos pais para o filho são de 50%, portadores da síndrome que terão um filho devem tomar alguns cuidados que vão desde o parto, quando pode ocorrer hemorragias, até acompanhamento frequente da criança por oftalmologistas e outros médicos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *