Apesar de terem os nomes semelhantes estas são duas doenças com sintomas semelhantes que demandam tratamentos distintos. Caso as formas de tratar sejam aplicadas de forma errada, o quadro gerado do paciente pode piorar consideravelmente. São comuns em adultos ou idosos, embora também afete os adolescentes que se esforçam muito e se alimentam pouco.
O Que é Articulação?
Artrose e artrites acontecem nas articulações do esqueleto humano, que são as conexões de dois ou mais ossos distintos no corpo humano. Por exemplo, mãos e dedos formam estruturas ósseas diferentes, mas estão em constante comunicação para que aconteçam ações como pegar, digitar, socar, entre outras. Ombros, cotovelos, punhos, tornozelos e joelhos são outros tipos de articulações.
Não se pode consideras as articulações como elementos semelhantes entre si. Algumas possuem maior dependência dos tecidos fibrosos, como acontece nos ossos do crânio que se junta à coluna vertebral mesmo nas pequenas mobilidades.
O Que é Artrite?
Significa tipo de inflamação que acontece nas articulações. Algumas consequências são inchaços causados na região afetada junto com dores rígidas, que de certa forma representa a decorrência das lesões articulares. De maneira teórica se pode dizer que existem mais de cem doenças reumáticas que podem causar dores nos ligamentos.
Há diversos níveis considerados de acordo com o nível de inchaço e dores sentidas pelos pacientes. A artrite reumatoide está entre as mais comuns em todo o mundo, chegando a atingir dois por cento da população de alguns países. Apesar de comprometer todas as faixas etárias, mulheres entre trinta e cinquenta anos trazem maiores chances de desenvolverem o processo inflamatório.
Interessante notar que quanto mais o membro está fadigado maiores são as chances de acontecerem dores fortes. Cada organismo é diferente, por este motivo, os afetados pela artrite desenvolvem níveis de dores dessemelhantes. Depressão, ansiedade e estresse podem representar outras motivações aos efeitos.
Cinco Principais Níveis de Artrites
01 – Reumatoide: Acontece quando o sistema imunológico realiza os próprios ataques nas cartilagens e revestimentos musculares. Além das dores e inchaços, a doença pode causar vermelhidões na articulação atingida.
02 – Psoriaca: Gerada por causa da decorrência de doença da pele chamada de psoríase. As articulações podem ficar prejudicadas em níveis sérios com a proliferação desta infecção.
03 – Piogênica Aguda: Natural de forma principal nos coxofemorais, joelhos e ombros. A parte superior do corpo humano é menos afetada pelo tipo de artrite.
04 – Artrite Gotosa: Acontece na maioria dos casos nos indivíduos do sexo masculino. Inflamação originada por casa do urato, um tipo de mineral. Os sintomas podem trazes desde febre alta até dores fortes na região afetada.
Incidência principalmente nos cotovelos, dorso do pé, joelhos e tornozelos.
05 – Artrite Degenerativa: Doença considerada crônica, sendo a dor no movimento o sintoma principal. O excesso da artrite pode causar hipertrofia, neste caso, significando excesso no aumento e peso dos ossos por causa das células infeccionadas. Coluna espinhal, joelho e articulações coxofemorais são as regiões mais afetadas.
Principais Formas de Tratamento
Nos últimos anos as formas de tratamento se modificaram. Os remédios antigos estão sendo reformulados para melhorar na cura em curto-prazo. Não se pode deixar de notar que pacientes estão procurando médico mais cedo do que no passado, fator que auxilia para a infecção não prosperar para outras articulações. Existem pacientes que mesmo após diversas formas de tratamento não conseguem melhorar o quadro clínico.
Pacientes precisam contar com a ajuda não somente da família como também dos chefes de trabalho e professores. O tempo de descanso deve ser respeitado para que as condições das articulações voltem ao funcionamento considerado normal.
Há desvantagens na vida das pessoas que têm atrite. Amanhecer com dores pode representar cotidiano sofrível. O corpo fica com as atividades limitadas, sendo que quando ao deitar de noite, em perfeitas condições, o paciente pode acordar com as articulações doloridas pela manhã.
Por mais que o médico diga que a medicação é leve, sempre vai existir algum tipo de efeito colateral. Outra desvantagem é ter que fazer exames de forma regular para saber como está a evolução da infecção. Pessoas com artrose desenvolvida têm dificuldades em fazer exercícios físicos, aumentado às chances de ficarem obesas. Atenção, somente os médicos especializados podem indicar as melhores formas de tratamento.
O Que é Artrose?
Conhecida também como osteoartrite, afeta as cartilagens presentes nas articulações. A cartilagem tem o objetivo de funcionar como se fosse um amortecedor entre dois ossos distintos. Com a perda da proteção os ossos se unem entre si, provocando inchaços, fortes dores deformações.
Neste sentido, enquanto a artrite represente infecção nas articulações, as artroses afetam diretamente nas cartilagens responsáveis por assegurar as atividades da articulação. As partes que fazem movimentos excessivos são mais afetadas, caso dos pés, joelhos ou das cadeiras. Especialistas atestam que a doença pode surgir com o envelhecimento das articulações ao longo dos anos. Por este motivo, acontece com maior incidência na população idosa, embora as outras idades não estejam imunes.
Acontece o gasto com os movimentos feitos aos longos dos anos. Com os ossos encostados uns aos outros acontecem lesões que com o passar do tempo podem se tornar críticas ao movimento da pessoa durante a velhice. Em pessoas com artrose o mínimo movimento pode gerar dores fortes.
Algumas mãos de pessoas com artrose desenvolvidas são impossibilitadas de colocar qualquer tipo de anel por causa do forte inchaço existente nas duas articulações superiores dos dedos. Diabetes, obesidade e causas genéticas, além da idade, são outras causas ao surgimento da doença. Falta de cuidados com as artrites podem culminar na extinção das cartilagens, gerando assim as artroses precoces em consequência do trauma nas articulações.
Considerada doença progressiva sem tratamento à cura. Neste sentido, todos os métodos possíveis para evitar a evolução da artrite devem ser levados à risca. Quanto mais desgaste proporcionado ao longo da vida, maiores são as chances de acontecer à temida artrose. Depois de extinta a cartilagem não regenera no corpo humano.
Vídeos Sobre Artrite e Artrose
Neste vídeo que tem pouco mais de dois minutos é possível conhecer a diferença entre as duas doenças. Utiliza linguagem simples de entender.
Jornal RJ, da Rede Globo, divulga matéria que traz dicas para quem sofre de artrite ou artrose.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier