Botulismo

Causas

O botulismo é uma espécie de intoxicação alimentar causada por microorganismos chamados Clostridium botulinum. Elas podem ser passadas para o ser humano através da ingestão de alimentos enlatados contaminados com essa bactéria. Como elas são anaeróbias, ou seja, se desenvolvem na ausência de oxigênio, esse tipo de alimento se trona um ambiente propício para sua propagação. Por isso é importante não comprar alimentos cujas latas estejam estufadas, esse pode ser um indício de contaminação. Essa bactéria pode produzir esporos. Nesse estado ela se torna resistente a condições muito adversas, por isso deve-se sempre comprar produtos de marcas confiáveis quanto ao processo de higienização dos alimentos antes de enlatados.

Bactérias

Sintomas

Os sintomas começam a aparecer em geral entre 4 a 36 horas após a contaminação com as toxinas. Entre os inúmeros sintomas podemos contar com

  • incapacidade de focar objetos próximos.
  • vômito,
  • cólicas estomacais,
  • fraqueza progressiva da musculatura respiratória,
  • fraqueza dos músculos das pernas.
  • visão dupla,
  • náusea,
  • dificuldade de fala e de deglutição,
  • aptose palpebral,
  • diarréia,
  • boca seca,

Sintomas

Devido a muitos de seus sintomas, é normal que a princípio possa ser diagnosticado como disenteria ou gastrenterite. Um dos motivos para desconfiar do diagnóstico errado é se pessoas próximas a você que fizeram a mesma refeição que lhe fez sentir mal começarem a apresentar os mesmos sintomas. Para tirar a dúvida pode ser feita uma série de exames simples, como exame de fezes, exame dos alimentos e exame de sangue a fim de procurar a presença das bactérias. Em casos mais graves, um teste chamado colonoscopia pode verificar se não existem úlceras no trato digestivo causando esses sintomas.

Botulismo

Tratamento

Felizmente o tratamento para essa doença é muito simples. Ela consiste apenas na ingestão de muitos líquidos para evitar a desidratação profunda. Essa sim pode levar a pessoa à morte. No caso da pessoa estar vomitando muito é recomendado hidratação através de soro intravenoso, já que a ingestão de muitos líquidos pode acabar induzindo a mais vômito.  Em casos mais graves, esse soro pode conter também soro antibotulínico que ajuda a desativar as toxinas presentes na corrente sanguínea. É importante dar uma atenção extra às crianças já que elas desidratam mais rápido. Elas representam a grande maioria de casos registrados da doença, já que podem acabar levando a boca alimentos que foram contaminados sem ter consciência do que estão fazendo. A administração de soro caseiro pode ser de vital importância para evitar um grau mais avançado dos sintomas. Após a melhora gradual, o indivíduo pode começar a ingerir alimentos sólidos e leves. Deve-se também prestar atenção nas fezes. A presença de sangue nessas, pode indicar a presença de outros tipos de bactérias sendo necessário outro tipo de tratamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *