Câncer do Colo de Útero

O câncer do colo de útero é o tipo de câncer mais comum nas mulheres. Esse tipo de câncer se inicia no colo uterino da mulher, que é a parte do útero que fica no fundo da vagina.

O câncer de colo do útero pode ser de dois tipos básicos, que são definidos pelo tipo de célula do qual o câncer se originou.

O câncer do colo de útero pode ser diagnosticado precocemente, mesmo nos casos em que a paciente não apresenta sintomas.Isso porque o câncer do colo de útero é um câncer facilmente diagnosticado ao fazer os exames ginecológicos.

Alguns problemas causados no colo de útero as vezes mesmo não sendo o próprio câncer podem originar uma série de alterações que podem levar ao surgimento do câncer de colo de útero.

Para isso, as mulheres podem se prevenir com alguns cuidados.

Diagnóstico

A prevenção do câncer de colo do útero é feita por meio de exames de rotina assim como o Papanicolau ou através de exames mais específicos. O exame de Papanicolau é realizado pelo ginecologista, que ao perceber alguma alteração pede um exame mais completo e preciso.

Através de um exame realizado por aparelhos mais completos podem auxiliar com precisão o local aonde se encontra o câncer ou a lesão, assim, o médico poderá identificar se há necessidade de uma cirurgia.

Descobrir

Os exames periódicos no ginecologista devem ser considerados exames preventivos em sua rotina para acompanhamento regular, com períodos de 6 meses , uma vez ao ano, ou conforme a necessidade de cada mulher.A principio, os primeiros exames devem ser feitos antes do primeiro contato sexual, ou logo após a primeira experiência.

Causas

Uma das principais causas de Câncer do colo de útero é da infecção pelo vírus HPV. Para isso servem os exames preventivos , assim caso seja identificado o vírus a paciente precisa iniciar o tratamento o mais rápido possível afim de impedir o desenvolvimento da doença podendo ocasionar um câncer de colo de útero.

Prevenção

A melhor forma de prevenção contra o HPV é o uso do preservativo durante a relação sexual. Mas claro que só esse cuidado não ajuda, outros hábitos saudáveis também auxiliam na prevenção, por exemplo, fortalecer a imunidade, não fumar e manter uma boa alimentação também é de extrema importância.

Sintomas

Apesar desse tipo de câncer muitas vezes não apresentar sintomas, algumas pacientes podem apresentar alguns sangramentos vaginais, secreção vaginal com mau cheiro e dor abdominal associada a dores na hora de urinar ou intestinais nos casos mais avançados da doença.

Tratamento e Cura

O tratamento é feito através de cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Mas isso depende do caso de cada paciente, do tipo de tumor e de sua evolução.

O tratamento cirúrgico consiste na retirada do útero, mas em casos com pacientes mais jovens, pode haver uma chance de manter o órgão e combater o câncer sem a necessidade de retira o útero. Mesmo após cirurgia pode ser necessário algumas sessões de quimioterapia ou de radioterapia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *