O Que é o Câncer de Colo de Útero?
O câncer de colo de útero consiste num tumor maligno na parte que conecta o útero com a vagina. O câncer geralmente ocorre quando há uma mutação nas células, no caso do câncer do colo do útero essa mutação tem a ver com o fato da presença de certos tipos do vírus do HPV. Os vírus do HPV são de diversos tipos, e somente alguns deles são causadores do câncer, esses vírus no geral são comum entre as mulheres, os causadores de câncer são mais raros. Os que estão mais relacionados ao câncer são os vírus tipo 16 e 18, há casos também com os tipos 31, 33, 35 e 39.
Ele é divido em quatro estágios, de grau de gravidade. No estágio um ele ainda está presente somente na região inferior uterina. No estágio dois ele já se espalhou um pouco para estruturas próximas como a vagina. No estágio três ele invade estruturas vizinhas. No estágio quatro ele já se espalhou para a região óssea e outros órgãos como pulmões, rins. A possibilidade de cura tem haver com o estágio em que se é descoberto o câncer. Mas noventa por cento dos casos do estágio um tem chance de cura. As chances vão diminuindo conforme se avançam os estágios, por isso é muito importante a prevenção e que se faça os exames anuais.
Esse câncer é detectado no exame do papa nicolau, mas há alguns sintomas que podem indicar câncer, como: sangramento vaginal durante a relação ou quando não estiver menstruada, dor na pelve, corrigimento anormal com coloração e cheiros diferentes do comum, anemia, dores nas pernas, cansaço, perca de peso incomum. problemas urinários ou intestinais. Se sentir esses sintomas um médico deverá ser consultado, se ele suspeitar de câncer de colo de útero ele irá solicitar seu ultimo exame de papa nicolau, irá pedir a relação de quanto tempo e quais sintomas você tem, ele poderá solicitar uma Colposcopia e vulvoscopia, com biópsia se necessário, ou um exame de DNA que consegue detectar o HPV. Se for diagnosticado o médico pedirá exames para saber o estágio e a extensão do tumor.
O tratamento pode ser por meio de cirurgia, essa só pode ser realizada dependendo do estágio do câncer, consiste na retirada do útero então impossibilita a mulher a ter filhos. O tratamento também pode ser feito a partir de radioterapia, quimioterapia ou imunoterapia, a escolha do tratamento depende tanto da paciente como do médico que a está acompanhando, cada estágio tem um tratamento mais indicado.
Fatores de Risco e Prevenção
Os fatores de risco são: inicio de uma vida sexual precoce e muitos parceiros sexuais (tendo em vista que há maior possibilidade de contrair o vírus da HPV dessa forma), presença de outras DST’s no organismo, tabagismo, uso prolongado de pilula anticoncepcional (por mais de cinco anos), uso do DIU, sistema imunológico mais fraco (mais fácil do vírus HPV se manifestar), histórico de mais de três gravidez e também histórico de câncer na família, excesso de peso e baixo consumo de alimentos saudáveis como frutas e verduras.
A forma de prevenção mais simples é o sexo seguro, sempre com uso de camisinha, acompanhar os exames de rotina, para saber como está sua saúde, uma boa alimentação, evitar fumar.
A possibilidade de cura desse câncer não é minima, porem ela depende sim de uma descoberta rápida, por isso é necessário que toda mulher que já mantenha relações sexuais faça seus exames de rotina e tenha um ginecologista para acompanhar a sua saúde.