Entra ano e sai ano e a dengue continua assustando a população em todo o Brasil. Nem mesmo as campanhas de prevenção promovidas pelo Governo Federal, com o apoio dos governos estaduais e municipais, conseguem evitar o grande número de casos, a maioria no verão.
Algumas pessoas,que não enfrentaram um caso de dengue na família, não tomam os cuidados necessários para afastar e evitar que o mosquito Aedes Aegypti continue se desenvolvendo. Hábitos simples, como evitar a água parada em vasos de plantas, tampar bem as caixa d’água e não deixar piscina descoberta, fazem uma grande diferença.
A dengue é uma doença infecciosa aguda e dependo do tipo da infecção, como a tipologia hemorrágica, pode levar uma pessoa à morte.
Os sintomas da dengue são facilmente confundidos com o de outras doenças, como por exemplo, com uma gripe forte, por isso é melhor procurar um médico caso apresente: dor de cabeça, febre alta, dores musculares intensas, dores nas juntas e atrás dos olhos e cansaço. Somente um profissional poderá dar um diagnóstico seguro.
O Ciclo da Dengue
Depois do acasalamento a fêmea do mosquito Aedes Aegypti busca um lugar para depositar os ovos. Uma vez encontrado o criadouro, ela deposita individualmente na parte interna do lugar escolhido os ovos, de forma que fiquem bem próximos da superfície da água.
Quando os ovos são depositados pela fêmea apresentam cor clara, mas não demora muito ficam escuros e brilhantes.Com a eclosão dos ovos aparecem as larvas. Nesta fase, que dura em média 3 a 7 dias ( o período varia de acordo com a temperatura da água e dos alimentos disponíveis), elas estão se alimentando de matéria orgânica encontrada nas paredes e no fundo dos criadouros e crescendo.
A fase seguinte é aquela chamada de pupal, é quando a larva sofre a metamorfose e passa para a fase adulta. Superada esta etapa, o inseto adulto entra na água e permanece pousado na parede do depósito do criadouro por várias horas esperando o momento em que consegue voar.
O tempo do ciclo do mosquito da dengue dura entre 6 a 13 dias, e o que determina esse período são as condições do clima, ou seja, a temperatura e a umidade do ar. Quanto mais quente for o ambiente, mais rápido será concluso o ciclo.
O acasalamento onde o ciclo recomeça acontece poucas horas depois dos mosquitos se tornarem adultos.
Depois do acasalamento, a fêmea busca sangue para alimentar-se e passado 2 ou 3 dias, os ovos estão maduros e ela está pronta para procurar um novo criadouro.
Os ovos depois de completarem o ciclo embrionário podem eclodir até depois de um ano, já foram observados casos que chegaram a 450 dias.