Atualmente, mais de 75% da população mundial sofre com pelo menos uma das quatro principais doenças oftalmológicas: hipermetropia, miopia, astigmatismo e presbiopia. Esse número elevado ocorre, pois essas doenças, além de serem transmitidas hereditariamente, também são naturais ao organismo humano.Tanto a hipermetropia quanto a miopia nascem com a pessoa. O astigmatismo pode nascer junto ao seu portador ou ser adquirido com o decorrer dos anos.
Já a presbiopia é um caminho inevitável para a maioria das pessoas, pois após os 40 anos quase todos sofrem com a doença da vista cansada.Para resolver esses problemas, existem basicamente três formas. A primeira delas é a utilização de óculos, que auxilia no ato de enxergar e, quando usado em crianças desde cedo, pode diminuir ou controlar o aumento do grau de dioptria da sua doença. Contudo, é um tratamento paliativo, pois ajuda a conviver com o problema sem eliminá-lo do organismo.Da mesma forma, as lentes de contato corretivas não podem eliminar o problema e não eliminam o uso dos óculos.
Apesar de, algumas vezes, ser considerada esteticamente mais bonita, a lente de contato deve ser usada por no máximo 18 horas por dia. Se for colorida, esse tempo diminui para 12 horas.A única forma de eliminar o uso dos óculos e das lentes de contato, portanto, é por meio da cirurgia corretiva. Em casos de pessoas que têm um grau considerado baixo, essa cirurgia pode eliminar completamente o problema. Já quem tem o grau mais alto, pode ser auxiliado com a diminuição dele, o que evitaria o uso dos famosos “óculos de fundo de garrafa”, que ainda hoje são necessários para algumas pessoas.Como é feita a cirurgia corretora de miopia A cirurgia para correção de miopia é feita através de um laser muito preciso, e dura, no máximo, quinze minutos.
Esse tempo é o suficiente para que o aparelho corrija a má formação dos olhos. A pessoa que opera recebe anestesia apenas local e em 24 horas está livre para deixar o hospital, podendo voltar à sua rotina poucos dias depois.Apesar de eficiente e segura, a cirurgia não é um tratamento definitivo. Na maioria dos casos, os graus de miopia, em proporção menor, voltam em alguns anos. Esse tempo varia de pessoa para pessoa, mas a média é de dez anos livre dos óculos. Essa volta acontece porque o relaxamento do olho é um processo natural. Portanto, antes de tomar qualquer decisão, converse com seu médico oftalmologista de confiança. Ele poderá te orientar melhor.O custo de tal cirurgia varia bastante de medico e cidade do país. Contudo, diversos planos de saúde já cobrem todo o custo de tal processo médico e a boa pedida é que o processo de recuperação é um dos mais rápidos do meio cirúrgico.