Colesterol: Como Controlar Suas Taxas

Um dos grandes problemas enfrentados hoje em dia por grande parte dos brasileiros está relacionado com o controle das taxas de colesterol. Melhor dizendo, com a falta de controle destas taxas de colesterol.

O Colesterol e a População

Segundo dados divulgados recentemente pela Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% da população brasileira inteira tem o seu colesterol alto e corre sérios problemas de saúde. Além disso, algumas pessoas que estão em um determinado grupo de risco precisam controlar muito frequentemente suas taxas de colesterol. Dentre estas pessoas estão principalmente aquelas que estão acima do peso, ou que são fumantes ou ainda hipertensos.

Tire Suas Dúvidas

Tire Suas Dúvidas

O Histórico Familiar

Além disso, os médicos também estão cada vez mais levando em consideração o histórico familiar do paciente. Isso porque na grande maioria dos casos a pessoa que tem colesterol alta possui muitos membros na família também com estas taxas de colesterol elevadas. Por isso, este deve ser um outro motivo de alerta para as pessoas.

Sempre que ele estiver em uma família com muitas pessoas com problemas de colesterol, estas pessoas precisam realmente ter cuidado com suas taxas de colesterol. Mas o ideal mesmo é que todo mundo siga algumas dicas para conseguir manter suas taxas em um nível controlado.

Os Hábitos Alimentares e o Colesterol

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas tenham em mente que o colesterol está diretamente relacionado com os hábitos alimentares da pessoa.

Existem outros fatores que sim, contribuem para o aumento das taxas de colesterol, como o fato da pessoa não fazer exercícios físicos, ou ainda o fato da pessoa fumar. Mas estes elementos ainda não estão tão relacionados com o aumento das taxas de colesterol quanto os alimentos. Por isso, as pessoas precisam se conscientizar que a mudança de alguns hábitos alimentares é obrigatória em muitos casos para baixar os seus níveis de colesterol.

A Dieta Como Recurso de Controle do Colesterol

Antes de ter que recorrer para os medicamentos que hoje em dia estão disponíveis para as pessoas que precisam controlar o seu colesterol, a dieta ainda é muito importante e pode evitar que a pessoa chegue ao ponto de precisar tomar remédio.

Bom e Ruim

Bom e Ruim

A Importância da Avaliação do Cardápio

Para isso e muito importante fazer uma avaliação de tudo o que a pessoa come durante o dia para ver o que realmente está ocasionando este aumento de colesterol, pois isso pode ser ocasionado em diversas categorias de alimentos. Por exemplo, um dos vilões do colesterol pode ser as massas que a pessoa ingere, já que alguns organismos tem dificuldade de digerir o carboidrato.

Os Pães e Bolos

Para as pessoas que são fãs de pães e bolos, então é bom ter cuidado com estes dois elementos. Pois algumas pessoas trocam, por exemplo, o jantar pelo pão, mas em muitos casos está trocando seis por meia dúzia.

Neste caso, o ideal mesmo é que as pessoas troquem pelas massas feitas de farinha integral e aveia. Aliás, esta é uma mudança que pode ser feita não apenas na hora de comprar o pão, mas também na hora de cozinhar. A pessoa pode trocar sempre a farinha das suas receitas pela farinha integral.

O Peixe e Ingestão de Carnes Vermelhas

O aumento do consumo de peixe e também a diminuição da ingestão de carnes vermelhas também é uma boa pedida para deixar o colesterol baixo. Mas é claro que não é preciso parar de comer carne de boi ou de vaca.

É importante criar uma alimentação balanceada, porque a tendência das pessoas hoje em dia é sempre comer carne vermelha, deixando a carne branca, principalmente o peixe, para os dias de exceção. O ideal é dividir os dias da semana e parte das refeições serem feitas com carne vermelha e outra parte igual com carne branca e peixe.

A Importância da Aveia

Como já citamos anteriormente, outro elemento que precisa estar mais presente da dieta das pessoas que estão querendo controlar o seu colesterol é realmente a aveia. Isso porque a aveia contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que exerce efeitos benéficos ao nosso organismo.

Os Benefícios no Organismo

Ela retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhora a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol). Portanto, ela pode aparecer em diversos momentos das refeições. Pode ser utilizada nas receitas assadas, como pães, pode aparecer nas sobremesas, e até mesmo em alguns pratos salgados. O importante é soltar a criatividade e usar a aveia.

Elementos Importantes

Outros elementos que também são bem importantes, nutritivos e ainda por cima podem ajudar muito na hora de manter suas taxas de colesterol nos níveis aceitáveis são as nozes e as castanhas. Isso porque elas possuem uma grande quantidade de antioxidantes, que são elementos muito importantes na luta das células contra o envelhecimento.

Além disso, algumas outras substâncias que são encontradas tanto na noz quanto nas castanhas ajudam a prevenir doenças do coração, e todos sabem que estas doenças acabam aparecendo muito mais nas pessoas que possuem seus níveis de colesterol nas alturas.

Os Doces

E para as pessoas que adoram doces, não pode comer nada? É claro que pode, mas sempre com moderação. E até mesmo alguns alimentos desta categoria podem ajudara manter os níveis de colesterol, como o chocolate amargo.

É claro que algumas pessoas podem não estar acostumadas com o sabor peculiar do chocolate amargo, mas isso é apenas uma questão de acostumar o paladar. O chocolate amargo ainda é rico em flavonóides (substâncias que diminuem o LDL). Diariamente, inclua 30g do doce como sobremesa. Só não vale compensar: a porção de hoje não fica acumulada para amanhã, ou seu organismo não dá conta de aproveitar os benefícios.

Dicas Importantes

Mais uma dica muito importante para as pessoas que não querem ter problemas com suas taxas de colesterol ou que pretende abaixar as taxas que há estão altas.

O uso do azeite de oliva no preparo dos alimentos e também na hora de temperar a salada é muito importante. Mas não se engane apesar deste azeite ter inúmeras propriedades boas e ser muito melhor do que os óleos convencionais, o azeite também possui gordura.

Por isso, utilize o azeite com moderação, mas sempre que possível substituta, inclusive nas frituras, os óleos convencionais pelos azeites extras virgens.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *