Como Proceder em Caso de Hemorragia

O Que É Uma Hemorragia?

A hemorragia é todo tipo de vazamento de sangue do organismo humano para fora dos vasos sanguíneos. O sangue é um dos elementos mais importante do organismo humano, isso porque ele como função transportar os nutrientes e o oxigênio para células além de levar o gás carbônico e outras substâncias e resíduos para os órgãos excretores do corpo.

Tendo o sangue essas funções nutritivas, imunológicas e excretoras tão importantes o corpo tem um grande problema quando acontecem hemorragias. Dependendo da quantidade de sangue que for perdida o caso pode ser mortal. Quando a hemorragia gera uma grande quantidade de sangue e não é tratada devidamente pode levar a vítima a um estado de choque e depois ao óbito.

Se a hemorragia é de menor proporção pode criar um quadro de anemia, caracterizado pela falta de nutrientes e também por uma baixa quantidade de glóbulos vermelhos no sangue. Existem diferentes tipos de hemorragias e cada uma deve ser tratada de uma forma em particular. Confira abaixo a descrição desses tipos.

Hemorragia Externa

Esse tipo de hemorragia é exterior ao corpo, dessa forma é facilmente visto. Pode acontecer nas camadas superficiais da pele por corte ou mesmo por perfurações chegando a atingir áreas mais profundas através de orifícios e aberturas gerados por traumas. Um tipo de hemorragia que pode ser contida com técnicas de primeiros socorros.

Hemorragia Interna

A hemorragia que acontece internamente é aquela que se dá nas camadas mais profundas do organismo nos órgãos internos ou músculos. Como acontece internamente essa hemorragia pode ficar oculta tornando-se externa através de hematoma (mancha arroxeada) na região em que está acontecendo o sangramento.

Trata-se de um tipo de hemorragia mais grave uma vez que quase sempre é invisível, isso dificulta o conhecimento da extensão e dimensão das lesões que estão ocasionado o sangramento.

Classificação das Hemorragias Pelo Vaso Sanguíneo Rompido

As hemorragias podem ter ainda outro tipo de classificação, de acordo com o tipo de vaso sanguíneo que foi rompido. Sendo assim confira quais são esses tipos de hemorragia.

Hemorragia Arterial

É a hemorragia causada pelo rompimento ou corte de uma artéria, um sangramento que acontece em jatos intermitentes que seguem a mesma pulsação das palpitações cardíacas. Nesses casos o sangue adquire uma cor vermelha clara e brilhante. Uma hemorragia grave pelo fato de haver uma perda muito rápida de sangue.

Hemorragia Venosa

O sangramento da hemorragia venosa se dá pelo corte ou rompimento de uma veia. A cor do sangue nesses casos é um vermelho escuro bem típico de sangue que está rico em gás carbônico. O fluxo é contínuo e mais lento do que o da hemorragia arterial.

Hemorragia Capilar

Um sangramento lento e que tem menos volume de sangue, ocasionado nos vasos capilares (aqueles que estão encontrados na extremidade interna da pele). Pode acontecem em casos de arranhões e pequenos cortes que sejam superficiais.

Quantidade de Sangue Perdida

A gravidade de uma hemorragia será definida principalmente pela quantidade de sangue que é perdida. A seguir listamos um comparativo da quantidade de sangue perdida numa hemorragia e as suas consequências e sinais observados em cada um dos estágios.

  • 15% a 30% de sangue perdido pelo organismo
  • Estado de ansiedade
  • Pulso fraco
  • Muita sede
  • Suor
  • Taquicardia (os batimentos do coração ficam muito acelerados)
  • Respiração ofegante
  • 30% a 50% de sangue perdido pelo organismo
  • Taquicardia
  • Começo de perda de consciência
  • Estado de choque
  • Mais de 50% de sangue perdido pelo organismo

Nesses casos dificilmente a pessoa dificilmente irá sobreviver se não contar com uma transfusão de sangue realizada por um médico.

Como Proceder em Caso de Hemorragia

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os diferentes tipos de hemorragia e as consequências da perda de sangue no organismo deve conferir como agir em casos de hemorragia:

É bem importante manter a pessoa calma diante da situação para não piorar o seu estado. Para isso passe confiança para a vítima.

Deite a pessoa em posição horizontal, isso irá ajudar a circulação sanguínea entre o coração e o cérebro.

Faça uma compressa com gaze ou pano limpo sobre o corte, ferimento ou perfuração. Se possível use luvas descartáveis para evitar contaminações na pessoa. Faça uma pressão firma sobre o local com uma ou mesmo com as suas mãos. Dependendo do tamanho do ferimento pode ser mais efetivo fazer essa pressão com um dedo.

Quando a gaze ou pano ficar encharcado de sangue não deve ser trocado, você deverá mantê-lo no lugar e apenas colocar outro por cima. Assim você não interrompe o processo de coagulação do sangue e ele continuará a ser contido.

Continue a fazer a compressão até que a hemorragia esteja estancada, isso leva no mínimo 10 minutos.

Depois de conseguir estancar a hemorragia é necessário fazer uma ligadura compressiva (um tipo de curativa bem preso e que mantenha certa pressão no local afetado).

Durante todo esse procedimento é importante que a pessoa seja mantida calma e acordada. A vítima não deve comer e nem beber nada, mantenha-a aquecida.

Torniquete

Quando a hemorragia em questão é nos membros e que não pode ser contida com as dicas dadas anteriormente é sinal de que é necessário fazer um torniquete. Basicamente um torniquete consiste em colocar um pano ou um esfigmomanômetro (“liga de soro”) logo acima do local do ferimento.

A ideia é interromper de forma integral a circulação de sangue nesse local para que se possa estancar a hemorragia. Trata-se uma técnica muito arriscada e que somente é recomendada em último caso. Quando a hemorragia é constante é importante que se transporte a vítima imediatamente para um hospital.

Hemorragias Nasais

Nesses casos em que o sangramento acontece no nariz é importante elevar a cabeça da vítima com o tronco sendo mantido inclinado para a frente para que não engula o sangue.

Além disso, é necessário comprimir a narina ou narinas que sangram com a ajuda dos dedos.

Aplique gelo no local ou faça compressas frias.

Não se deve assoar o nariz.

Se o sangramento não cessar é necessário colocar um tampão que pode ser de algodão ou gase. Esse tampão deve preencher bem a cavidade nasal para ajudar a conter o sangue.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *