Como Se Proteger da Dengue

A dengue é uma das doenças que mais tem causado internações e com ela não há distinção de classe, raça ou nível cultural, pois ataca a todos. Não há região geográfica do país que ainda não tenha pessoas contaminadas pela doença.

Tire Suas Dúvidas

Tire Suas Dúvidas

O Combate à Dengue e ao mosquito transmissor é, acima de tudo, uma responsabilidade de toda a população e também dos órgãos públicos. O mosquito que transmite a doença é conhecido como aedes aegypti e se reproduz em qualquer tipo de lugar que tenha condições propícias para isso, podendo ser água limpa e parada em qualquer recipiente, mesmo numa tampa de garrafa.

Por isso, a importância da conscientização da população e ainda a tomada de medidas preventivas que são de grande importância para a diminuição dos casos e, quem sabe no futuro, a erradicação da doença em nosso país.

Mais Sobre a Dengue

O termo dengue tem origem espanhola e significa manha ou melindre. Essa designação foi dada devido ao estado de prostração e moleza que a pessoa infectada possui. A pessoa torna-se doente a partir da picada do mosquito, uma forma de mosquito ou pernilongo hematófaga que surgiu na Africa e se alojou no continente americano na fase da colonização.

Ao contrário do que muitos pensam, não há contágio através do contato de uma pessoa doente ou mesmo com suas secreções com alguém ainda sadio, nem mesmo através de alimentos ou fonte de água.

Sintomas da Dengue

Sintomas da Dengue

Este é um problema que vem crescendo com o decorrer dos anos e, consequentemente se agrava com o descaso das pessoas, especialmente no período de chuvas, que compreende as estações mais quentes do ano. Por isso, manter os ambientes limpos e sem água acumulada é fator primeiro da prevenção. A melhor maneira de evitar a dengue é não deixar os focos de água parada, não deixando acumulo em embalagens, latas, embalagens, tampinhas de refrigerante, copos plásticos, pneus velhos, jarros de flores, vasinhos de plantas, garrafas caixas d’água, latões, cisternas, tambores, sacos plásticos e também lixeiras.

Maneiras Simples e Práticas Para Evitar a Dengue

  • -Mantenha sempre a caixa d’água bem fechada com sua tampa adequada.
  • -Retire as folhas, galhos e todas as sujeiras que impedem a água de passar pelas calhas.
  • -Não permite que a água de chuva fique acumulada sobre a laje.
  • -Limpe toda a semana com uma escova e com sabão todos os recipientes usados como para armazenar água.
  • -Deixe tampados os barris d’água e toneis.
  • -Deixe cheio de areia os pratinhos que ficam embaixo dos vasos de plantas para que absorva a água.
  • -Guarde as garrafas sempre viradas de cabeça para baixo.
  • -Coloque todo o lixo usado em sacos plásticos e também mantenha o lixo bem fechado. Não se desfaça do lixo jogando-o em terrenos baldios.

A dengue deve ser tratada como uma coisa séria, já que a mesma pode, em casos mais severos, levar a óbito. É necessário se trabalhar com a prevenção da doença, cumprindo com todas as recomendações que foram citadas acima.

A maneira mais simples para prevenir a dengue é evitar que o mosquito nasça, já que não há vacinas ou mesmo medicamentos que combatam efetivamente a contaminação. Então é necessário que se elimine os locais que eles usam para a reprodução.

Como o desenvolvimento do mosquito que propaga a dengue é muito rápido, além das iniciativas dos governos, é importante a mobilização de toda a população, para que colabore efetivamente com a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação da doença. Para que se possa ter uma vaga ideia, em apenas quarenta e cinco dias de vida, um só mosquito é capaz de contaminar até trezentas pessoas.

Por isso, a dica é procurar manter todos os recipientes, tais como barris, caixas d’água, cisternas e tambores tanques bem fechados. E ainda não deixar de forma alguma água parada em locais importantes, como: potes, vidros, pratos e vasos de flores ou plantas, garrafas, latas, calhas de telhados, pneus, bacias, panelas, bandejas, blocos de cimento, drenos de escoamento, urnas de cemitério, canaletas, tocos folhas de plantas, buracos de árvores, e bambus, e demais outros locais em que a água possa ficar parada.

É interessante salientar que o ovo do mosquito que traz a dengue pode sobreviver na água parada por até 450 dias, e ainda se o lugar onde foi depositado o ovo esteja totalmente sem água, ou seja, seco. Caso o lugar receba novamente água, o ovo passará a ficar ativo e assim poderá atingir a fase adulta em um curto espaço de tempo que varia aproximadamente  entre 2 e 3 dias.

Em razão disso é muito importante eliminar a água parada e lavar sempre muito bem os recipientes com água e sabão. Algumas medidas de Combate à dengue e ao mosquito são fundamentais para eliminar os criadouros do aedes aegypti, tais como:

  • – Não deixe a água ficar parada em pneus descartados. O correto é fazer furos neles para evitar a água parada.
  • – Não deixe a água parar sobre o telhado ou laje de sua casa;
  • – Não deixe ainda a água parar em calhas, por isso, remova folhas, galhos ou qualquer outro material que proíba a água de escoar normalmente.
  • – A vasilhinha que é colocado embaixo dos vasos de flores e plantas não deve ter água parada. Então, deixe esses recipientes sempre secos ou cubra-os com areia.
  • – Vasilhas que servem para dar água a animais, como cachorros e gatos não devem ficar com água parada, a mesma deve ser trocada dos dias e o lugar sempre lavado.
  • – As piscinas devem ter um tratamento especial, e nelas devem ser colocado cloro, para evitar o aparecimento do mosquito. Já as piscinas que não são usadas devem ter retirada toda a água e ser colocada uma cobertura para evitar água parada.
  • – As plantas conhecidas como bromélias costumam juntar bastante água entre as folhas. Por isso, para evitar a proliferação do mosquito nessas plantas, o correto é regar as mesmas com uma mistura de um litro de água junto com uma colher de água sanitária.
  • – Preste atenção, pois sempre que apresentar alguma situação de presença do mosquito avise rapidamente um funcionário público de saúde para que uma medida eficiente seja tomada.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *