A dengue é uma doença transmitida pela picada de um mosquito que se denomina aedes aegypti. No momento da picada, o mosquito transmite um vírus onde causa as manifestações no corpo humano.Os sintomas iniciais da doença costumam ser febre alta, perda do apetite, dores de cabeça que podem se irradiar pelos olhos, dores musculares, indisposição e mal estar.
Na dengue hemorrágica, que é também a mais grave e a mais rara, podem ter ocorrências mais graves como sangramentos na gengiva, epistaxe (sangramento nasal), hemorragias internas e coagulação do sangue em toda parte do corpo, vômitos que persistem por dias ou semanas, hepatomegalia (aumento do fígado), entre outras.Para diagnosticar esta doença o mais rápido possível, elaboraram um teste rápido sorológico que irá detectar anticorpos IgM específicos para quatro sorotipos, ou fazendo o isolamento do agente etiológico (causador) que é mais especifico. Estes são os exames realizados para diagnosticar a dengue. Eles são precisos e muito utilizados em regiões onde existe a epidemia da doença, além do uso de antiinflamatórios que não são esteróides: Os AINES, pois estes podem aumentar as chances de ocorrer uma hemorragia.Tratamento da dengue:O tratamento da dengue geralmente consiste em repouso, uso de muito líquido como suco natural e água para hidratação.
Uma dica dos profissionais da saúde é que nunca deve se utilizar qualquer tipo de medicamento sem prescrição médica, já que o uso de medicamentos a base de acido acetilsalicílico pode piorar o estado de saúde nos casos de dengueEm casos mais graves é necessário que haja uma internação hospitalar para uma hidratação com soro via endovenoso (veia), e em casos de dengue hemorrágica que são mais complicados e precisam de cuidados maiore. O tipo mais grave, se não tratado e diagnosticado rapidamente, pode levar o doente a ter um choque hemorrágico, levando à morte Como evitar a dengue?No Brasil a epidemia da dengue se alastrou pela cidade do Rio de Janeiro, mas existem alguns métodos que auxiliam na erradicação da procriação destes mosquitos hospedeiros, já que eles se reproduzem em locais que possui água parada e de preferência limpa.
Uma dica importante é nunca deixar água parada em qualquer lugar como em pneus velhos, vasos de plantas, lixo que não foi descartado, baldes com água, piscinas em desuso, entre outros. Para ficar livre da dengue e da doença que ela nos transmite é cada um cuidando da sua própria casa, verificando se há água parada em algum lugar, conversando e orientando os vizinhos quanto a importância de deixar o local limpo e livre de sujeiras que possam acumular água. Uma outra dica é sempre deixar que funcionários da prefeituras ( que estejam identificados) fazerem o trabalho deles.