Diagnóstico da Giardíase

Definição

A Giardíase é uma infecção que ocorre no intestino delgado do indivíduo causada por um protozoário chamado giardia , cujos cistos que são as formas resistentes e transmissíveis do microorganismo podem permanecer ativos por vários meses no meio ambiente.

Principais Sintomas

O tempo entre a tranmissão dos cistos e o aparecimento da enfermidade pode variar de uma até quatro semanas. Normalmente, as infecções tanto em adultos como em crianças são assintomáticas, ocorrendo apenas a eliminação dos cistos.

giardiase-1

Principais Sintomas

Porém quando a doença é sintomática pode ocorrer várias manifestações clínicas como dor no abdômen ,diarréia aguda ou crônica com esteatorréia, que são as fezes com excesso de gordura, geralmente com um odor desagradável, que resulta em deficiências de vitaminas lipossolúveis. Essa diarréias ocorrem em virtude das toxinas que são produzidas pela giardia.

Diagnóstico da Doença

Segundo especialistas para se confirmar o diagnóstico da giardíase, eles podem fazer uso da microscopia identificando os cistos nas fezes, ou através de pesquisas de antígenos do microorganismo que são colhidos do duodeno ou das fezes do paciente, podendo também em alguns casos especiais, lançar mão da biópsia desse órgão.

giaridiase-2

Diagnóstico da Doença

As pessoas que possuem alguma deficiência de imunidade como por exemplo a falta de imunoglobulina A apresentam um quadro clínico mais severo da doença.

Prevenção da Giardíase

As medidas preventivas contra a giardíase são as que fazem parte das precauções com a higiene, que as pessoas devem ter com as mãos e alimentos para que eles não sejam contaminados.

Os especialistas orientam que as pessoas adquiram o hábito de sempre lavar as mãos antes das refeições e fazer a higienização dos alimentos em especial os que são consumidos crus, além da filtração e cloração da água que será utilizada para beber.

giardiase-3

Prevenção da Giardíase

Osindivíduos devem ter cuidado também com animais como gatos, cães, bois e vacas, pois o tratamento desses animais também é importante para a prevenção da infecção.

Hábitos de Limpeza

Infelizmente em nosso país, ainda há vários lugares onde as condições de higiene são bastante precárias. Nessas regiões onde os esgotos correm a céu aberto, e as crianças estão sempre em contato com água ou alimentos contaminados por fezes, sempre haverá o risco de se contrair algum tipo de doença infecciosa.

A giardíase é apenas um exemplo de enfermidade que pode afetar indivíduos que vivem em péssimas condições de higiene, sem limpeza alguma.

Por isso,determinadas patologias que já não deveriam mais ser foco de preocupação das autoridades sanitárias, ainda hoje são fatores que determinam o surgimento de várias infecções em populações normalmente carentes.

Desse modo, a principal vantagem em se conhecer como determinado microorganismo se manifesta é saber como combatê-lo de maneira eficiente, para que as pessoas não sejam afetadas pelas patologias que ele transmite. Mas para isso, o principal é cuidar da higienização do lugar onde as pessoas mais carentes costumam sobreviver.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *